quinta-feira, 18 de março de 2010

Estrada do Colono volta a ser discutida

Na última sexta-feira, prefeitos e representantes de municípios do Oeste e Sudoeste do Paraná estiveram com o desembargador federal Álvaro Eduardo Junqueira, coordenador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região em Porto Alegre, onde tramita o processo de fechamento da Estrada do Colono. A reunião aconteceu na prefeitura de Medianeira por iniciativa do TRF4, que convidou os prefeitos das duas regiões para dialogar sobre o processo.
O deputado federal Assis do Couto (PT) também participou do encontro e foi responsável pela defesa da importância sociocultural da Estrada do Colono. Ao lado dos prefeitos, ele também apresentou vários argumentos que justificam a reabertura da estrada que atravessa o Parque Nacional do Iguaçu e liga os municípios de Capanema e Serranópolis do Iguaçu.

Em tom amistoso, o desembargador falou que sua missão é ouvir as partes e buscar a conciliação, conforme foi definido pela justiça. Este foi o primeiro contato em direção à audiência de conciliação.
No dia 1º de dezembro de 2009, o Tribunal decidiu, por unanimidade, suspender o julgamento do processo que discute o fechamento da Estrada e atendeu ao pleito dos municípios para que seja realizada a audiência de conciliação, na expectativa de encontrar uma solução para o impasse que já dura 23 anos.
Antes da reunião, o desembargador sobrevoou a área do Parque para conhecer o traçado da estrada e disse que numa próxima ocasião gostaria de fazer uma incursão a pé pelo local. Como já residiu em Foz do Iguaçu, o desembargador afirmou conhecer a região e a importância da Estrada do Colono para os municípios.

O desembargador recomendou aos prefeitos que seja elaborada uma proposta de reabertura da Estrada, com detalhamento da forma de uso, que será apresentada e discutida com o Ibama e com o Ministério do Meio Ambiente. A proposta, sugeriu, deve estar em sintonia com as questões de proteção ambiental. Nas palavras dele, no lugar de um projeto audacioso e ecologicamente inviável, o mais adequado é uma proposta mais tímida, mas que possa ser efetivada.