terça-feira, 9 de março de 2010

Produtores de leite de Dois Vizinhos visitam propriedade referência da Embrapa em Nova Prata




Um grupo de produtores de leite de Dois Vizinhos, acompanhados dos técnicos da prefeitura, participou na semana que passou de um dia de campo em uma propriedade referência da Embrapa, no município de Nova Prata do Iguaçu.

A visita foi organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos que durante o último ano e neste inicio de 2010 já viabilizou a visita de mais de uma centena de produtores.

A propriedade visitada pertence ao senhor Idemar Dalberti, que é atendida pelo engenheiro agrônomo, Juliano Fabricius da COOPERIDEAL (Cooperativa para a Inovação e Desenvolvimento da Atividade Leiteira) conveniada com a EMBRAPA no programa Balde Cheio, a qual é referência na região Sudoeste na produção leiteira.

O objetivo da visita é fomentar a participação dos produtores de leite no Programa, com o qual a prefeitura de Dois Vizinhos mantêm o convênio, subsidiando 50% dos custos.

O Programa Balde Cheio visa melhorar a produtividade e o rendimento dos produtores rurais que tem como atividade principal a produção leiteira.

Segundo o médico veterinário da prefeitura, Edson Pin, os produtores que já participam do programa tem percebido a melhoria nos resultados de desempenho econômico da propriedade. “Já estamos trabalhando nesta parceria com 22 produtores de Dois Vizinhos e agora queremos ampliar a participação”, afirmou Pin.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, Arnildo Sganzerla a prefeitura de Dois Vizinhos tem interesse em ampliar o sistema e oferecer a oportunidade de participação para todos os produtores de leite interessados. “Nós queremos aumentar a renda dos nossos produtores de leite, por isso incentivamos estas parcerias, assim garantimos o maior retorno financeiro ao município com as atividades agropecuárias”, disse Arnildo.