sábado, 13 de março de 2010

Padre Reginaldo Manzotti celebra Missa e show de evangelização em Realeza/PR

Padre Reginaldo Manzotti celebra Missa e show de evangelização em Realeza/PR
Será realizado neste sabado dia 13 de março de 2010, no Centro de Eventos de Realeza, no Paraná, missa e show de evangelização com o Padre Reginaldo Manzotti e ministério. Com entrada gratuita, o evento espera receber milhares de pessoas. A partir das 18 horas, inicia a missa seguida de show de evangelização, onde o padre irá lançar seu novo CD Sinais do Sagrado, que contém regravações de clássicos da música católica. Durante o show, o padre também cantará seus sucessos como No poder da tua cruz, A tempestade vai passar e Creio no Deus do impossível.

Escola de Foz do Chopim ganha mini-ginásio
Os alunos da Escola Municipal Foz do Chopim, localizada no distrito que pertence a Cruzeiro do Iguaçu, terão a disposição nos próximos dias um local próprio para desenvolver as atividades físicas. Trata-se do mini-ginásio que está em fase final de construção.
Depois de anos utilizando a quadra localizada no terreno da Igreja Católica, a partir da inauguração eles terão condições de participar das aulas de educação física em uma quadra nova e coberta.
O espaço também poderá ser utilizado para apresentações e outros eventos promovidos pela escola.
Na semana passada, o prefeito Dilmar Túrmina, o vice Luiz Pontes, os vereadores Jairo Ribeiro dos Santos e Adilson Záffari, estiveram conferindo o andamento e as condições da obra, oportunidade em que foram recepcionados pela diretora Margarete Capelesso Viganó.




Três Barras
O futebol de campo é um dos recursos empregados pelo ProCaxias para aproximar ainda mais a comunidade dos nove municípios do Oeste e Sudoeste banhados pelo reservatório da Usina de Salto Caxias. Para o prefeito de Três Barras do Paraná, Gerso Gusso, a competição integra laços importantes para pensar o futuro integrado da microrregião. O presidente do ProCaxias, Cláudio Quadri, concorda: “É incrível perceber a força aglutinadora de um esporte como o futebol”.
E neste domingo serão realizados os jogos de volta do Campeonato Prócaxaxias
Pela chave A o Salto do Lontra recebe o Três Barras do Paraná que venceu o jogo em casa por 2x1.
Nesta chave o Tarumã de Nova Prata está folgando
Pela chave B o Boa Esperança do Iguaçu joga em casa contra o São Jorge do Oeste. O Boa Esperança esta na vantagem já que venceu o jogo em casa por 2x1.
O outro jogo da chave B não será realizado, uma vez que o time de Boa Vista foi rebaixado pra chave C, uma vez que jogou domingo contra o Capitão com um jogador que não tinha titulo de eleitor de Boa Vista.
E na Chave C, o Quedas do Iguaçu recebe o Cruzeiro do Iguaçu. No domingo passado o Cruzeiro venceu por 2x1.

Língua kaingang pode ser extinta
A língua materna da população indígena das terras indígenas de Palmas/PR, Mangueirinha, Coronel Vivida e Chopinzinho, está em via de extinção. Estudos da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) aponta que o Kanigang é uma dos 3 mil idiomas mundiais inseridos neste contexto. O Brasil é o terceiro país em quantidade de línguas ameaçadas: 190. Desde o Descobrimento, cerca de 1,3 mil idiomas foram extintos no país.Uma das causas apontadas pelo estudo para que a língua materna seja substituída pela língua oficial é a aproximação da pessoas e a inserção dos meios de comunicação no contexto cultural indígena, por exemplo.


Departamento de Saúde de Boa Esperança do Iguaçu realiza Audiência Pública e informa que em 2009 quase 6.500 consultas foram realizadas.
O Diretor do Departamento Municipal de Saúde de Boa Esperança do Iguaçu Evandro Luiz Cecato, equipe e Conselho Municipal de Saúde realizaram a Audiência Pública de Prestação de Contas referente ao 4º trimestre de 2009.
A audiência aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores com a presença do Prefeito Claudemir Freitas, Vice Prefeito Ervino Alberton – Prefeito em Exercício, Vereadores, Conselheiros do Conselho Municipal de Saúde – CMS, Secretários Municipais, servidores públicos, presidentes de entidades e comunidades e população Boa-esperancense.
O Diretor de Saúde e Presidente do Conselho Municipal em sua explanação fez um relato dos trabalhos realizados no ano de 2009, quando foram realizados os seguintes atendimentos:
Consultas no Pronto Atendimento Municipal 6.404 atendimentos, atendimentos odontológicos foram 1.416, exames preventivos 243, consultas com especialistas em Francisco Beltrão 869, consultas com especialistas em Pato Branco 21, em Cascavel 56 e em Curitiba 86 consultas.
Já os exames laboratorias somaram 4.109, cirurgias eletivas 18, tomografias 27, mamografias 124, eletrocardiogramas 84, eletroencéfalograma 24, raio X 329, Ultrason 238 e 8 ressonâncias magnéticas.
1.701 Consultas média de 28/dia, 375 atendimentos odontológicos com 1.010 procedimentos, 32 preventivos, Consultas com especialistas em Francisco Beltrão, Pato Branco, Cascavel e Curitiba foram 263 no período e Cirurgias eletivas foram 05 e as sessões de fisioterapia ultrapassaram 1.000 atendimentos.
O Prefeito Claudemir Freitas em sua fala registrou ainda que nos próximos dias será feito a inauguração do Centro Municipal de Atendimento da Saúde da Mulher e da Criança a obra esta pronta, os equipamentos foram recebidos e estão sendo instalados e assim que o Governo do Estado achar possível será feito a inauguração.