quarta-feira, 10 de março de 2010

Normativa 51 do Ministério da Agricultura foi debatida em Seminário em Boa Esperança do Iguaçu

O Departamento Municipal de Agropecuária realizou em parceria com o Serviço Nacional da Aprendizagem Rural – SENAR Paraná e com o apoio do Laticínio Boa Esperança, Seminário para a divulgação e debate sobre a Normativa 51 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
O evento aconteceu no Centro de Pastoral da Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida, tendo a participação de produtores rurais especialmente dos Agropecuaristas do Município. O tema do Seminário foi trabalhado pelo Instrutor do Senar Abílio Galvão T. Ferreira e pelo estagiário na área Diego Darocd.
O Prefeito Claudemir Freitas lembrou que a Normativa 51 foi publicada pelo Governo Federal em 18 de setembro de 2002, sendo que nos 03 Estados do Sul alguns critérios da Normativa entraram em vigor em 1º de julho de 2005. A Normativa estabelece critérios e regulamentos técnicos para a produção, armazenagem e transporte do leite, relatou e vem de encontro ao atendimento dos nossos agropecuaristas e sua total implementação e cumprimento deve acontecer de acordo com a Lei até 2012.
Para um Município essencialmente agrícola e sendo de grande vocação dos nossos produtores rurais a produção de leite é de suma importância o conhecimento técnico e a legislação pertinente em toda a cadeia do processo da produção leiteira registra o Diretor do Departamento de Agropecuária Valmor Tessaro que relatou ainda o andamento do Programa Municipal de Inseminação Artificial além de outros programas e o trabalho que esta sendo realizado por toda a Equipe do Departamento Municipal.

O seminário tratou de questões como a produção do leite com melhor padrão de qualidade, a sanidade do rebanho, a higiene na produção do leite, a forma correta de ordenha, a refrigeração e resfriamento do leite e o correto armazenamento e transporte do produto. Questões de grande importância lembraram o Proprietário do Laticínio Boa Esperança Lucimar Trombeta e o Vice Prefeito Ervino Alberton.