sábado, 10 de outubro de 2009

Acadêmicos de curso de farmácia farão coleta de sangue neste sábado em Nova Prata para diagnosticar doenças cardiovasculares


Neste sábado professores e acadêmicos do Curso de Farmácia da Unisep Dois Vizinhos estarão em Nova Prata do Iguaçu, coletando sangue para realização de exames para diagnosticar doenças cardiovasculares.
A Secretaria de Saúde de Nova Prata do Iguaçu é parceira onde estará custeando partes dos valores dos exames.
O atendimento será das 9 ás 12 horas em Frente à Rodoviária municipal.
Para fazer a coleta de sangue é importante que as pessoas estejam em jejum.

Boa Esperança do Iguaçu: Festa de Nossa Senhora Aparecida acontece dia 12
Na próxima segunda-feira, 12, acontece a Festa da Padroeira da Matriz Nossa Senhora Aparecida, em Boa Esperança do Iguaçu. De acordo com o Departamento de Cultura e o Conselho de Pastoral da igreja, o objetivo do evento é reunir fundos para a construção da nova igreja matriz do município. A atual igreja foi construída em madeira pelos pioneiros há mais de 40 anos. Às 10 horas tem início a procissão com benção de carros e máquinas. Logo em seguida, às 10h30, será celebrada a missa. Ao meio-dia será servido o almoço e, à tarde, tem matinê.

Salto do Lontra:Paróquia Nossa Senhora Aparecida promove festa da padroeira
No feriado de 12 de outubro, dia das crianças e de Nossa Senhora Aparecida a Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Salto do Lontra, irá promover a sua tradicional festa da padroeira.
Há alguns dias iniciou-se a peregrinação da imagem que irá passar por todas as comunidades do interior, antes da chegada à matriz, no dia 12.
Também foi realizada a novena na Igreja Matriz que será organizada por entidades, grupos e escolas do município tendo a participação de vários padres da região.
No dia 12 a programação será seguinte:
07h00 – Alvorada Festiva
08h30 – Procissão com benção;
10h00 – Santa Missa;
12h00 – Almoço;
15h00 – Sorteio da Rifa de 05 televisores;
16h00 – Matinê com animação da Banda Céu e Cantos;
20h00 – Encerramento;

Encontro reúne 12 clubes de mães em Três Barras do Pr
Promovido pelo Provopar de Três Barras do Paraná, foi realizado recentemente um encontro, onde estiveram presentes cerca de 320 mulheres de 12 clubes de mães do município. Coordenado pela Aparecida Dezan e a primeira dama Cristina Gusso, as mulheres tiveram um dia com diversas atividades, que começou pela manhã tendo o prefeito Gerso Gusso fazendo abertura, com café colonial as convidadas, almoço e um lanche a tarde. O objetivo foi fazer uma aproximação da administração com as integrantes dos clubes. “Queremos proporcionar a elas cursos e novas técnicas fugindo do tradicional artesanato e pinturas”, explica dona Cristina. Também foram escolhidas a rainha dos clubes de mães, 1ª e 2ª princesa. As participantes tiveram a oportunidades de provar os novos lançamentos de produtos como queijos, manteigas, leite condensado e outros dos itens produzido pelo Laticínio Silvestre.


Definida a nova diretoria do Clube de Campo de Enéas Marques
Na noite de ontem, quinta feira, foi realizada a eleição e posse da nova diretoria do Clube de Campo Águas do Jaracatiá de Enéas Marques. A assembléia foi realizada na sede do clube e reuniu mais de 50 associados.
O então presidente do clube, Adelar Lima, falou da situação geral da entidade, que conta com mais 200 títulos, sendo cerca de 130 títulos em dia com as mensalidades. Ele destacou também algumas ações da diretoria, e agradeceu aos demais membros e associados que participaram nos últimos dois anos dessa gestão.
A novidade na eleição seguida da posse da nova diretoria foi a formação de uma chapa única e composta somente por mulheres conforme relatou Rita Wessling, eleita presidente. “A idéia para uma diretoria somente de mulheres, surgiu em conversas com associados e a diretoria anterior, para formar uma chapa que pudesse assumir o clube e buscar resolver as necessidades, assim nós montamos essa chapa, com mulheres que são lideranças em diversos setores e vão disponibilizar o seu tempo, para ajudar a cuidar do Clube.” Rita lembrou ainda que a diretoria vai buscar uma integração entre todos os sócios e suas famílias, para que todos possam participar das atividades e utilizar a estrutura de forma a promover o lazer.
A nova diretoria foi definida com os seguintes cargos: Presidente - Rita Wessling; Vice-presidente - Sônia Herculano de Souza; Tesoureira - Giovana Soethe; Segunda tesoureira -Mari Didó Ferreira; Secretária - Chana Bassegio Marques; e 2ª Secretaria - Vilma Berlato Ferreira.
Segundo a presidente o objetivo de inicio é priorizar reformas na piscina e alguns equipamentos para o funcionamento do clube na temporada, com previsão de abertura para o dia 08 de novembro.

Coasul investe na unidade de Francisco Beltrão
A Coasul Cooperativa Agroindustrial está investindo no entreposto de Rio Tuna em Francisco Beltrão, com a ampliação de um silo e a construção de outro. O atual, com capacidade para 60 mil sacas passará a receber 80 mil, e o novo armazenará até 80 mil. Um crescimento de 100 mil sacas e um investimento de R$ 700.000,00. As obras começaram na primeira semana de outubro e vão até o mês de dezembro deste ano.
As ações visam atender a demanda no município, que segundo o Gerente da unidade, Cleverson Penso, praticamente dobrou nos últimos anos, chegando a um movimento de 500 mil sacas de grãos por ano. “O silo que tínhamos ficava somente para consumo, com armazenagem de milho dos cooperados do município mesmo. Ficávamos sem espaço para a soja, um montante de 200 mil sacas”, explica o gerente. Como a capacidade não supria a demanda, todos os dias pelo menos 20 mil sacas precisavam ser retiradas do silo atual. Para Penso, “tudo isso exemplifica a confiança do produtor no cooperativismo, o bom trabalho desenvolvido pelos colaboradores e a credibilidade na Coasul como um todo”.
A logística também é um dos motivos para a obra, tendo em vista que em períodos de entrega de grãos, como relata Penso, o pátio fica cheio de veículos e a fila para descarregar e carregar é grande. “O produtor fica impaciente e acaba se aborrecendo com a demora e isso atrapalhava o desempenho do nosso trabalho. Além disso, a nova estrutura auxiliará também unidades próximas a Francisco Beltrão, como Itapejara D´Oeste, Verê e Sede Progresso, que em determinadas épocas não possuem mais espaço para armazenagem.

Novos investimentos – A Coasul fará novos investimentos ainda este ano. Além do abatedouro aves e fábrica de rações já em construção, segundo o Gerente de Divisão Operacional, Darci Denardi, haverá em São João investimentos em torno de R$ 300.000,00 em Redler, elevadores, máquinas e balança de fluxo “para beneficiar melhor os produtos que irão do armazém para a nova fábrica de rações e que atenderá o fomento avícola da cooperativa”.