quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Cemitério de Nova Prata passa por reorganização

Assessoria
O trabalho de reorganização do Cemitério municipal foi iniciado com a limpeza, plantio de palmeiras e limpeza em geral. A população foi convida e auxiliou na limpeza e na organização dos túmulos e jazigos dos entes queridos.A Coordenadora dos trabalhos junto a Casa Mortuária e o Cemitério municipal Salete Malacarne destaca que, a Administração municipal em parceria com a Secretaria de Assistência Social contribuiu com o planejamento das ações, e sob a Coordenação da APMI, Secretaria municipal de Saúde, Vigilância Sanitária e Departamento de Urbanismo, realizaram trabalhos para adequação do Cemitério municipal e serviços Funerários do município, foi realizado levantamento junto à 8º Regional de Saúde, dos registros dos sepultamentos existentes no município até o presente momento.

LeiApós uma rigorosa analise feito pelo prefeito Rubem Miguel Foletto, referente à única Lei nº. 176/88, verificou-se a necessidade de se reaver algumas modificações na Lei onde após as alterações, ela foi encaminhada a Câmara Municipal de Vereadores para analise e aprovação.A primeira ação foi desenvolvida no decorrer do mês de maio de 2009, por um grupo de pessoas representantes da APMI, juntamente com a Coordenadora da Vigilância Sanitária e agentes de combate a dengue, Agentes comunitários de Saúde que realizaram um levantamento dos Jazigos existentes no Cemitério municipal.

Posteriormente a está ação foi mapeado os espaços livres e também os ocupados por entulhos, os jazigos, incluindo os danificados e abandonados pelos familiares todos foram numerados e identificados através do acompanhamento do mapa já existente. O levantamento destes atos encontra-se num livro de registros, o qual deverá permanecer em um local específico ao departamento responsável pelo serviço funerário do município.

Na segunda ação, foram reunidas as funerárias do município juntamente com a coordenação da APMI, Vigilância Sanitária e Secretaria da Administração, onde foi definido que somente as Funerárias deverão efetuar construções no interior de Cemitério, pois a liberação para estas ações será efetuada pelo Setor de Tributação municipal. Após discussão foi sugerido pela coordenação que houvesse a possibilidade de uma pessoa ficar responsável pelos serviços funerários permanecendo em um lugar específico (Casa Mortuária). Para que os registros e as ações sejam seguidos conforme a lei propriamente dita.

Na terceira ação, o Setor de Urbanismo juntamente com a Coordenação da APMI, e Departamento de Meio Ambiente, realizaram um mutirão de limpeza onde foram retirados varias cargas de caminhões carregados de entulhos, (restos de materiais de construção, coroas danificadas, vasos entre outros que ofereciam risco de procriação de vetores de doenças e roedores. Foram também cortadas e retiradas árvores que estavam danificando os túmulos através de suas raízes, dedetizado o local e posteriormente plantadas Palmeiras em todo o território do Cemitério.

Entre outros trabalhos realizados foi à pintura dos muros da parte externa do Cemitério. Segundo a coordenação da APMI falta algumas ações a serem realizadas a curto prazo.Concluída as ações a Coordenação da APMI, estará repassando a fiscalização e administração dos serviços funerários para a Secretaria Municipal de Administração para que esta faça a analise para criar, um setor responsável pelas ações rotineiras no Cemitério do município.

Salete agradeceu o entendimento da administração nesta questão.“Agradecemos à iniciativa da nova administração municipal em tudo aquilo que se fez necessário para que as ações pudessem ser realizadas, pois já podemos perceber manifestações positivas vindas da população em relação das mudanças já efetuadas” Mais um projeto esta sendo implantado para ajudar a mudar o embelezamento do Cemitério que é o Projeto da Coordenadora da APMI Salete Malacarne.É “O cultivar enterno de nossas vidas” e dentro deste projeto já foram realizadas diversas ações. E agora com a proximidade do dia de finados a coordenação esta pedindo mais uma vez a compreensão da população no sentido de Doar pedra brita.“Queremos novamente mobilizar a população e queremos pedir a colaboração para a campanha “DOE PEDRA BRITA.” quem puder ajudar na compra de pedra brita para colocarmos no meio dos Jazigos, poderão comprar as pedras e trazer o vale da compra e entregar na APMI, ou na prefeitura”. Hoje nos estamos aqui e devemos fazer a nossa parte, mais um dia teremos apenas que ser cultivados pelas nossas lembranças, pelo nosso passar. Então vamos cultivar eternamente as nossas vidas, o ontem, passado de quem foi o nosso hoje, e o nosso amanhã, o qual alguém cultivará.”