sábado, 17 de outubro de 2009

Coasul se destaca na Revista Amanhã

A Coasul se destaca na edição de outubro da Revista Amanhã, 500 maiores empresas do Sul do país. No ranking principal a cooperativa ocupa o 170º lugar, enquanto no ano passado ficou em 229º. No quesito 100 maiores do Paraná, a cooperativa ocupa o 70º, em 2008 estava na posição 85º. Para o Gerente Administrativo Financeiro da Coasul, Paulo Folmann, o crescimento e o destaque em rankings nacionais são reflexos de anos de trabalho e de luta da cooperativa.
Exame – A Coasul também foi citada este ano pela Revista Exame “Melhores Maiores”. A edição apresenta a lista das maiores companhias do país em vendas em 2008. Neste quesito a cooperativa aparece, 137 posições a frente da mencionada em 2007. Além desta categoria, a Coasul ficou entre as 400 maiores empresas do país no ramo do Agronegócio.
Valor Mil - A cooperativa também está entre as 1000 maiores empresas do país, segundo o ranking nacional do anuário Valor Mil de agosto de 2009. Esta é a primeira vez que a Coasul é mencionada no anuário. No ramo Agricultura a cooperativa também ganhou destaque com o item Crescimento Sustentável, que avaliou a variação da receita líquida sobre a variação do patrimônio líquido ajustado em pontos. Nesta categoria a cooperativa ficou com o 8º lugar em todo o país.


Vereadores de Cruzeiro do Iguaçu declaram apoio a Dilmar Túrmina
Durante a sessão ordinária realizada no último dia 13, os vereadores de Cruzeiro do Iguaçu elogiaram a atitude do prefeito Dilmar Túrmina em priorizar a construção da sede do CRE – Centro Regional de Especialidades localizado em Francisco Beltrão.
O presidente da Câmara lembrou que o prédio recebe diariamente centena de pacientes oriundos dos 27 municípios que compõe a 8ª regional de saúde. Luiz Carlos Fretta aproveitou a presença do vice presidente da ACAMSOP 13, Edson Ribeiro (Padréco), para cobrar o apoio da associação em prol da construção do novo CRE.
Fretta também pediu a colaboração do vereador de São Jorge D’Oeste no sentido de convencer as demais Câmaras que compõe a entidade, a abraçar essa causa levantada pelo prefeito cruzeirense. O presidente citou o exemplo dos vereadores de Salto do Lontra que já aprovaram uma Moção de Apoio ao prefeito Dilmar.
Durante a sessão vários vereadores solicitaram o envio de ofício parabenizando o chefe do Poder Executivo pela iniciativa. Uma Moção também será votada na próxima semana.
Apoio
Edson Ribeiro falou em seu pronunciamento da sua pré candidatura à presidência da ACAMSOP 13 que representa 27 municípios do Sudoeste e citou algumas metas de trabalho, entre elas, ajudar a conquistar uma UTI – Unidade de Terapia Intensiva para o hospital Provida e a instalação de uma Companhia da Polícia Militar para Dois Vizinhos. Segundo Padréco, isso tornaria o atendimento nos setores de saúde e segurança mais humanitário para os municípios que formam a micro região. Ele também elogiou a atitude do Prefeito Dilmar em relação à sua posição de priorizar a construção da nova sede para o Centro Regional de Especialidades.
Nova sede
Mesmo chegando no final da sessão, o prefeito Dilmar foi chamado a fazer parte da mesa sendo o último a se pronunciar. Ele – que é 2° secretário da ARSS Associação Regional de Saúde do Sudoeste - também aproveitou a oportunidade para solicitar o apoio e o manifesto da diretoria da ACAMSOP em prol das milhares de pessoas que precisam mensalmente de atendimento especializado. “Para oferecermos um espaço digno à população precisaremos de recursos e os vereadores podem nos ajudar a conquistar verbas dos prefeitos, deputados, senadores e dos governos Estadual e Federal”, lembrou.
Prioridade
Dilmar Túrmina, Luiz Carlos Fretta e os demais vereadores foram unânimes em afirmar que são a favor da construção da nova sede da AMSOP, mas que no momento a prioridade deve ser o CRE. Outro consenso foi a idéia de apoiar e ajudar o município de Dois Vizinhos, tornado-o num pólo de saúde. A vereadora Lurdes Bertoldo lembrou do sacrifício que a população da micro região enfrentava quando precisa de atendimento da Previdência Social. Hoje, segundo ela, com a agência em Dois Vizinhos tudo ficou mais fácil, rápido e com um atendimento mais digno.
Dilmar lembrou que, com o descredenciamento da Policlínica São Vicente de Paula, esse é o momento do hospital Provida conseguir novos especialistas e ampliar o atendimento a pacientes não só dos municípios vizinhos, mas de todos os 27 que compõe a 8ª Regional.


Estados do sul já foram castigados 16 vezes por temporais, granizo e tornados em 45 dias
Entre temporais com queda de granizo, e ventanias que chegaram ao estágio de tornados, a região sul do país registrou 16 eventos meteorológicos nos últimos 45 dias, segundo levantamento feito pelas Defesas Civis de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. De acordo com os meteorologistas, a ocorrência de chuva forte, granizo e ventania é comum na primavera nessas regiões, pois ocorre uma transição entre as estações fria (inverno) e quente (verão). Mas este ano, a intensidade desses fenômenos foi muito acentuada por conta da influência do fenômeno El Niño, o aquecimento das águas do Oceano Pacífico.
Na noite desta quarta-feira, um temporal, acompanhado de ventos fortes e queda de granizo, atingiu 26 cidades do Paraná e causou estragos em cerca de 2 mil casas. Os ventos atingiram 115 km/h, segundo medição feita pela estação meteorológica do Aeroporto Silvio Name Junior. De acordo com balanço preliminar da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Paraná, uma pessoa morreu e outras 27 ficaram feridas. Na cidade de Cascavel, 600 casas foram destelhadas e faltam até telhas na cidade para reconstruir os imóveis.
Também em Santa Catarina, o granizo fez estragos em várias cidades nesta quinta-feira.
No Paraná, em setembro, 84 municípios foram atingidos por fenômenos naturais. Segundo balanço da Defesa Civil, 6. 039 residências foram danificadas no estado e 107.385 pessoas, atingidas. O balanço ainda aponta uma morte no município de Prudentópolis, 40 pessoas feridas, 912 desabrigadas e 4.890 desalojadas. Neste mês, até o dia 13, os mesmos eventos danificaram 1.064 residências e afetaram 4.841 pessoas. Dessas, 5 ficaram feridas e 20, desalojadas.
Por conta dos fenômenos naturais, 16 municípios paranaenses decretaram estado de emergência no mês passado: Barracão, Bituruna, General Carneiro, Irati, Marmeleiro, Moreira Sales, Pinhal de São Bento, Pranchita, Prudentópolis, Quitandinha, Renascença, Rio Negro, Rosário do Ivaí, Santo Antonio do Sudoeste, Umuarama e União da Vitória.
O que se viu nesta quarta-feira no Paraná, foi uma repetição do que já havia acontecido em Santa Catarina e Rio Grande do Sul: destruição, mortes, pessoas desalojadas, enchentes e prejuízo. Em Santa Catarina, os prejuízos estimados causados por fenômenos naturais desde o início de setembro já ultrapassam os R$ 250 milhões, segundo balanço da Defesa Civil. No estado, foram registrados seis temporais fortes em setembro, entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, com enchente na região de Araranguá, entre os dias 11 e 12, além dos três tornados.