quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Temporal alaga mais de 250 casas em PB

A chuva do fim da tarde de terça-feira em Pato Branco causou enchentes em oito bairros, além da região central. A Defesa Civil não tinha os dados oficiais até o fechamento desta edição, mas estima-se que mais de 250 residências foram atingidas, e muitas famílias perderam tudo dentro de casa.
As famílias desabrigadas foram alojadas em pavilhões de festas dos bairros e a Ação Social do mu­­nicípio repassou alimentos e roupas. O Corpo de Bombeiros recebeu chamados dos bairros São João, Vila Esperança, Bortot, In­dus­­trial, Bela Vista, Santa Terezinha e São Vicente.
No bairro São João, as 90 crianças que estavam no Centro de Educação Infantil foram surpreendidas pela água que invadiu as salas.

Os professores relatam que tiveram que chamar ajuda de vizinhos para cortar a tela que separa a creche nos fundos. Para sair da creche, as crianças tiveram de fazer uma corrente, dando as mãos para vencer a força da água. Um veí­culo que estava no pátio foi ar­rastado contra uma árvore, e cachorros estavam mortos pela rua.
Na rua de cima, a casa de Marli de Souza foi invadida pela água, que alcançou o teto. “Quando percebemos a água estava entrando e só deu tempo para sair correndo. Não consegui tirar nada”, disse, chorando.


Na região central da cidade muitas pessoas não conseguiram chegar em casa porque o Rio Ligei­ro, que corta a cidade, transbordou e tomou as ruas. Em alguns pontos foram usados botes para transporte das pessoas. A chuva coincidiu com o horário de saída dos trabalhadores, formando engarrafamento em várias ruas da cidade.
A chuva durou pouco mais de 20 minutos. Segundo informação de funcionários da unidade de tratamento da água da Sane­par, no bairro Santa Terezinha, foram registrados 35 milímetros de chuva. O rio transbordou na unidade e derrubou portões. Já em residências no bairro La Salle, a quantidade de chuva chegou a 70 milímetros.