segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Produtores rurais de Nova Prata do Iguaçu conhecem técnicas do plantio da maçã em SC


34 produtores rurais e lideranças ligadas à agricultura do município de Nova Prata do Iguaçu estiveram visitando a Fruticula Ipê Ltda. em Bom Retiro Santa Catarina cerca de 650 km de Nova Prata e a 120 da Capital Catarinense.

Na ocasião os Pratenses foram recebidos pelo Técnico Sidnei Teconi que disse que era uma satisfação grande receber os produtores do vizinho Estado do Paraná, que foram especialmente para conhecer e para receber informações sobre o cultivo da Maçã. “Hoje a Frutícola Ipê tem plantado oitenta mil pés de maçãs de nove variedades nós trabalhamos com a principal e a poliniza Dora que é a Imperatriz. Hoje temos trabalhando todos os dias 200 funcionários, que trabalham na manutenção da Fruticula que é totalmente irrigada através do gotejamento de água em cada pé. Na colheita que começa no dia 25 de dezembro de 2009, estendendo-se até março de 2010, nos teremos trabalhando mais de 1.400 funcionários, pessoas que vem dos Estados do Paraná Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Pernambuco, alem de outros locais do nosso Estado” A produção de maçã da empresa é exportada para os Paises da Europa Canadá e Estado Unidos. “Quero agradecer ao Presidente do Sindicato Rural Reinério Weber que troxe os produtores até aqui para conhecer a plantação. Estamos de portas abertas para receber todos que vierem visitar e conhecer a nossa plantação e a Empresa” finalizou.


A visita objetivou conhecer a plantação da maçã e como é a técnica usada lá para servir de exemplo para ser implantada aqui nos pomares que estão surgindo com a plantação da maçã da região quente Além de conhecer o funcionamento do plantio e a técnica usada na polinização, os produtores conheceram também a instalação da empresa.