quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Prefeito Luiz Carlos reúne secretários e pede contenção de despesas

Na tarde de sexta-feira, 02, o prefeito de Salto do Lontra, Luiz Carlos Gotardi reuniu a equipe de secretários e diretores de departamentos da administração municipal, para pedir que todos se empenhem na contenção de despesas, especialmente neste momento de crise por conta na queda de arrecadação.No mesmo encontro foram definidas algumas medidas que serão tomadas para que a administração possa encerrar o exercício financeiro de 2009.Ficou definido que os departamentos de agricultura, meio ambiente e rodoviário atenderão apenas em meio expediente, ou seja, das 12h30 às 18h30.Os departamentos de ação social e obras atenderão das 07h00 às 13h00.Nas áreas de educação, saúde, limpeza pública e a própria prefeitura, o atendimento será o dia todo.

Beto Richa cresce 9 pontos no Sudoeste
O prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), conquistou nove pontos percentuais e o senador Os­mar Dias (PDT) perdeu 7% na região Su­doeste em apenas um mês. É o que apon­ta a pesquisa de intenção de voto realizada pela empresa Radar Estatística e publicada no sábado passado pelo Jornal de Beltrão. A pesquisa foi realizada na semana passada. Em comparação ao primeiro levanta­mento da Radar, realizado entre 6 e 8 de agos­to, enquanto o prefeito de Curitiba avançou de 24% para 33%, o senador do PDT recuou de 59% para 52% na pesquisa estimulada para governador do Estado. O vice-gover­nador Orlando Pessuti (PMDB) tinha 5% na primeira sondagem e agora registrou 8%.
Dessa forma, a diferença do prefeito Beto Richa para o senador Osmar Dias caiu de 35%, no início de agosto, para 19%. “A di­ferença para o Osmar ainda é considerável, mas é preciso analisar que, no primeiro le­vantamento, o Beto ainda não era pré-candi­dato ao governo. A segunda sondagem veio depois do encontro estadual do PSDB que definiu pela candidatura própria”, afirmou o deputado estadual Valdir Rossoni, presiden­te do PSDB Paraná.
Para Rossoni, a possibilidade de o pre­feito Beto Richa crescer ainda mais junto ao eleitorado do Sudoeste é grande. “Mui­ta gente ainda não sabe que o Beto é pré-candidato. Quando ele for definitivamen­te apresentado à população do Sudoeste e mostrar o trabalho eficiente e de resultados que está realizando à frente da Prefeitura de Curitiba, crescerá ainda mais”, diz o presi­dente do PSDB.
Presidente
Na sondagem para presidente, o gover­nador de São Paulo, José Serra (PSDB), li­dera com folga a corrida eleitoral na região sudoeste do Paraná, com 48%, seguido de Ciro Gomes (PSB), com 18%; Dilma Rous­sef (PT), com 14%; Marina Silva (PV), com 6%; e Heloísa Helena (PSOL), com 5%. Ser­ra cresceu quatro pontos porcentuais em re­lação ao primeiro levantamento da Radar, quando registrou 44%. Dilma caiu 5% - ti­nha 19% - e Ciro Gomes avançou 2% - tinha 16%. Heloísa Helena caiu dois pontos – ti­nha 7%. O nome de Marina não constava na primeira pesquisa.


Governo deve anunciar apoio a produtores de orgânicos
O governo prepara novas regras para apoiar a produção de orgânicos. Mesmo com crescimento do mercado, agricultores familiares sofrem com a falta de crédito e assistência técnica. De acordo com o último Censo Agropecuário, esses entraves limitam a produção de orgânicos no país. Quase tudo é cultivado, em pouca quantidade. Em larga escala são produzidos apenas soja, arroz, açúcar e mel, que têm como principal destino o mercado externo. O Ministério da Agricultura reconhece o problema e diz que, em janeiro, uma Instrução Normativa vai entrar em vigor para dar apoio aos agricultores.


Dia de Campo
Foi realizado pela multinacional Syngenta, no dia 2 de outubro, um dia de campo com Engenheiros Agrônomos do Departamento Técnico da Coasul do município de Chopinzinho, Mato Branco, Saudade do Iguaçu, Sulina, São João e Nova Lurdes. O evento aconteceu na ropriedade do Sr Leandro Mazutti . De acordo com o RTV, Geovandro Martinello, na oportunidade foram apresentados os efeitos do Regulador de Crescimento Moddus na cultura do Trigo. "Este produto tem por objetivo reduzir o tamanho da planta de trigo, tornando o colmo mais firme e evitando que ocorra perdas por acamameto", explica ele. Isso segundo o Engenheiro Agrônomo, Luiz Carlos Moraes Ribeiro, ficou vísivel nos cinco alqueires onde o produto foi aplicado.

Morre um dos pioneiros de Nova Prata
Foi sepultado domingo no Cemitério Municipal de Nova Prata, o corpo de Otávio de Souza de 94 anos, um dos pioneiros de Nova Prata.
Ele chegou ao município no ano de 1963. Residiu por 30 anos no Porto Alegria, mais 15 anos na Linha Guarani e ultimamente morava na cidade.
Otavio sempre foi um homem trabalhador para poder criar e dar condições de vida aos mais de 10 filhos.

Termina o prazo para entrega do Imposto Rural.
Terminou o prazo de entrega do Imposto Territorial Rural. Até o último dia 30, a Receita recebeu cinco milhões de declarações e, quem não enviou o documento, agora, terá que pagar multa de pelo menos 50 reais, que vale inclusive para quem declara como isento. Além disso, os atrasados só podem enviar as informações pela internet, através do site receita.fazenda.gov.br.