quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Primeiro lote de frangos em condomínio de cooperados da Coasul é abatido

Foi carregado e batido no dia 16 de outubro o primeiro lote de frangos em condomínio de cooperados da Coasul Cooperativa Agroindustrial. Este é o 6º carregamento da cooperativa e foi realizado no município de São Jorge D´Oeste, na propriedade de um dos associados, Amarildo Kaster. Este também é o primeiro lote de aves do município abatido em parceria pela Coopavel em Cascavel.
O carregamento começou às 6h com término as 16h, somando um total de 34.062 aves, divididas em seis cargas: 3 com 6.075, 2 com 5.400 e uma com 5.037. Os frangos foram alojados no dia primeiro de setembro e batidos então com 45 dias. Segundo o responsável pela logística do fomento avícola, Silviomar Luís Savi, este foi o primeiro lote com frangos da linhagem Ross e a expectativa é para um peso médio de 2,75 Kg.


Vacinação contra gripe A no Brasil começa até abril de 2010
A vacinação dos brasileiros contra a gripe A vai começar em “março ou abril”, afirmou o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.
Profissionais de saúde, mulheres grávidas, idosos, crianças pequenas e pessoas com baixa imunidade receberão a vacina. Mas outros grupos também serão beneficiados. O Instituto Butantan, de São Paulo, vai produzir 18 milhões de doses. As demais serão compradas da Organização Pan-Americana da Saúde e de laboratórios particulares.


Prefeitos pedem patrulhas rodoviárias para manutenção das estradas rurais
A preocupação com a manutenção das estradas municipais nesse período de chuvas intensas levou os prefeitos do Sudoeste, Oeste e da região Central do Paraná a pedir mais patrulhas rurais. Acompanhados dos deputados federal, Assis do Couto, e estadual, José Lemos, cerca de 10 prefeitos, vereadores e assessores reuniram-se nesta segunda-feira (19) com o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini.Eles discutiram maior integração das patrulhas rodoviárias do Estado (da Codapar e DER) com os investimentos do governo federal para manutenção das estradas. A ideia é que no futuro tenha uma patrulha para atender em média 10 municípios. Segundo o prefeito de Goioxim, Olivo Agostinho Calsa, as estradas municipais estão intransitáveis por causa das chuvas e faltam máquinas para fazer a manutenção principalmente nos municípios pequenos.Participaram do encontro o superintendente do Ministério da Agricultura no Paraná, Daniel Gonçalves Filho, e o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Paraná, Reni Denardi. Eles se prontificaram a encaminhar os projetos de recuperação das estradas rurais junto ao governo federal e agilizar a liberação de recursos por meio de emendas parlamentares.Segundo Bianchini, o atendimento aos municípios pequenos pode ser feito conforme o planejamento territorial e em consórcios municipais.


DV: Construção da nova sede da Copel deve iniciar nesta semana
De acordo com o gerente da Copel (Companhia Paranaense de Energia) de Dois Vizinhos, José Rafagnin, as negociações para construção da sede própria da estatal no município já se estendiam por quatro anos. “Agora, finalmente vai ser construída a sede própria da Copel, que além de Dois Vizinhos atende aos municípios de Salto do Lontra, São Jorge, Cruzeiro, Boa Esperança, Verê e Nova Prata do Iguaçu”, frisa. Os investimentos serão de aproximadamente R$ 300 mil. Atualmente, a unidade conta com 25 funcionários e está instalada na Rua Castro Alves, no Centro Norte. A nova sede será construída na Rua Santa Catarina. O gerente conta que as obras devem iniciar nesta semana e a previsão de conclusão é para fevereiro do próximo ano. “É a única sede própria da Copel atualmente em construção no Paraná. A Engenhar Construtora foi a empresa vencedora da licitação.