sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Programa Leite das Crianças atende mais de 190 famílias em Salto do Lontra

Na manhã de terça-feira, 29, foi realizada uma importante reunião no Salão Paroquial de Salto do Lontra referente ao Programa Leite das Crianças que beneficia 196 famílias no município.O objetivo do encontro foi prestar alguns esclarecimentos às mães que recebem o benefício e fazer alguns ajustes para que o Programa seja cada vez melhor.

Para isso estiveram presentes a Chefe do Escritório Regional da Secretaria de Estado Emprego e Promoção Social de Francisco Beltrão, Mariluz Zanin Petry e a Técnica, Nair Marcelo, além de representantes do Comitê Gestor do Programa no município, da secretaria municipal de saúde, pastoral da criança, departamento de ação social, as responsáveis pela entrega do leite nas escolas e as mães que tem filhos com idade entre 06 meses e 03 anos e que são as beneficiárias.

Em Salto do Lontra a entrega do leite é feita três vezes por semana, sendo na segunda, quarta e sexta-feira, nas Escolas Estaduais Jorge de Lima e do Bairro Itaipu.O Programa Leite das Crianças foi criado há seis anos pelo Governo do Estado.


Prefeitos e ex-prefeitos do Sudoeste podem ser candidatos a deputado em 2010
Os ex-prefeitos de Francisco Beltrão, Vilmar Cordasso (PP) e de Dois Vizinhos, Padre Lessir (PDT) serão candidatos a deputado em 2010? Essa pergunta está presente em muita gente que acompanha a política sudoestina.Outros nomes também são arrolados como possíveis: prefeito de Planalto, Nelson Luersen (PDT), vice-prefeito de Coronel Vivida, Vanderley Ziger (PT), prefeito de Barracão, Juarez Henrichs (DEM).O problema é que a resposta, se provocada, é “não”. Não tanto pelos ex-prefeitos — que administraram de 2001 a 2008 —, mas porque esse tipo de definição depende fundamentalmente das coligações que os partidos realizarem. Assim, hoje é impossível haver uma definição — tanto para o “não” quanto para o “sim”.As coligações proporcionais são processos que correm paralelos às discussões majoritárias. É sabido, por exemplo, que lideranças do PP e do DEM se dividem entre os nomes dos favoritos ao governo, senador Osmar Dias (PDT) e o prefeito de Curitiba Beto Richa (PSDB).O caminho do PP e do DEM — como provavelmente o do PR e do PTB — vai se dar somente em 2010, a despeito de lideranças de um de outro apregoarem que sua posição tem maioria. Assim, as amarrações regionais vão sendo retardadas, de acordo com as conveniências estaduais, para só se consolidarem nas convenções, entre 10 e 30 de junho. Ou na véspera.



Chuva traz doenças e começa comprometer trigo no Sudoeste
Se muitas vezes na agropecuária os prejuízos de uma região por conta de problemas climáticos beneficia outras regiões por conta da queda na oferta, no caso do trigo este ano só devem ter prejudicados no Paraná, maior estado produtor.

O excesso de chuva ocorrida nos últimos meses na região norte e Oeste do Estado, que derrubou a produção e a qualidade do grão, também estão provocando agora perdas para os produtores da região Sudoeste e Centro. Embora não se tenha certeza do volume de perdas – até porque existe variação por conta do período de plantio – a fato é que a previsão de supersafra de trigo na região foi por água a baixo. A freqüência de chuva, principalmente no período de floração e final de ciclo, resultou na entrada de doenças nas folhas e na espiga comprometendo a formação dos grãos.

A confirmação está sendo feita por engenheiros e técnicos agrícolas no campo, que alertam que o quadro pode se agravar se continuar a chover, conforme prevêem os institutos de meteorologia. As dificuldades das lavouras de trigo no Paraná fizeram com que o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini encaminha-se ofício ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e ao Banco Central pedindo para acelerar os pedidos de vistoria dos produtores de trigo que fizeram o seguro agrícola do plantio. O seguro agrícola ainda não está sendo acionado porque as seguradoras alegam que a cobertura atinge somente as perdas provocadas pelas chuvas e não pelas doenças. Daí o envolvimento do secretário Bianchini que está alertando o governo federal e o Banco Central para a solução desse impasse.