quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Semana da alimentação. Nutricionista orienta se alimentar com alimentos com cores

Na correria do dia a dia, é possível ter uma alimentação balanceada? Muitas vezes realizamos refeições rápidas, consumimos alimentos prontos ou semi-prontos, esquecemos dos lanches ou pulamos alguma refeição... Neste meio tempo, as frutas e os vegetais estão longe de serem lembrados... Isso está correto?Segundo a Nutricionista Ana Maria Bellé, a cor dos alimentos pode ser uma grande aliada à sua saúde. Quanto maior a variedade nas cores, maior a quantidade de nutrientes necessários que estaremos ingerindo. Dessa forma fica mais fácil planejarmos nossa alimentação diária. O objetivo desta recomendação é promover o incentivo ao consumo diário de, pelo menos, 5 porções de frutas, verduras e legumes, a fim de contribuir para a prevenção de diversas doenças associadas à alimentação. O ideal é realizar de 5 a 6 refeições ao dia. Basta então, acrescentar um vegetal ou uma fruta em cada uma destas refeições, que se torna fácil atingir as recomendações diárias. Relacionado ao consumo de frutas, verduras e legumes, no município de Nova Prata do Iguaçu, durante uma semana os alunos da rede de ensino municipal estarão desenvolvendo atividades em comemoração ao dia Mundial de Alimentação, comemorado em 16 de outubro, sexta-feira. Os trabalhos terão o objetivo de promover o incentivo ao consumo de frutas, verduras e legumes, e estimular a reflexão sobre a importância destes alimentos na alimentação diária das crianças. O trabalho foi elaborado pela Nutricionista Ana Maria Bellé e a equipe pedagógica da Secretaria de Educação do município: Adriana Biancato, Cleonice Vissotto e Cleni Soligo. Os professores de hora-atividade serão os co-autores deste projeto. E também em comemoração a data, iniciou, programetes na Rádio Jovem Prata, sobre Alimentação Saudável, promovidos pela Secretaria de Educação do Município de Nova Prata do Iguaçu, com dicas e orientações saudáveis, úteis para toda a população.

Curso de panificação teve 10 participantes em Salto do Lontra
A APMI e o Departamento Social de Salto do Lontra promoveram um curso de panificação esta semana. A atividade envolveu nove mulheres e um homem. A instrutora foi Margarete Viécilli, de Nova Prata do Iguaçu. O objetivo foi proporcionar novos conhecimentos aos participantes e ensiná-los novas técnicas para trabalharem com massas. Com um único tipo de massa foi possível produzir, por exemplo, quinze produtos diferentes, como pães, bolos e bolachas.



Vereadores precisam se unir em favor do Oeste
Colocar em prática meios capazes de integrar e de potencializar a força do Legislativo em favor das grandes causas do Oeste. É isso o que sugere o tucano Antenor Carlos da Motta, um dos mais experientes políticos da atualidade em Três Barras do Paraná. A criação de uma frente em favor da duplicação da BR 277.Um dos dilemas que os vereadores precisam ajudar a refletir, a fim de evitar sérios prejuízos ao agronegócio da região e do Brasil, conforme Antenor, refere-se ao novo Código Ambiental Brasileiro. “Ninguém é contra a preservação dos recursos naturais, mas essa atitude deve ser colocada em prática sem radicalismos, porque senão corre-se o risco de inviabilizar milhares de propriedades rurais pelo País. Em vez de consertar um erro alimentado durante décadas, criar-se-ia outro ainda maior”.A junção de forças dos vereadores precisa estimular um amplo movimento de união dos poderes constituídos no Oeste, conforme Antenor. “O poder está nas mãos da sociedade organizada, que repre- senta a todos, mas para conseguir o que almeja ela precisa harmonizar discursos e ações”. A região tem uma força incrível, conta com população de 1milhão e 300 mil habitantes e responde por parcela significativa do agronegócio paranaense, um dos maiores produtores brasileiros, falta apenas à articulação de tudo isso, conforme Antenor.


Mais uma rodada da taça esperança
No domingo
Ás 14:00 horas: Boa Vista da Aparecida (02) X (03) Boa Esperança do Iguaçu
Às 16:00 horas: Itapejara do Oeste (02) X (01) Cruzeiro do Iguaçu
A 5ª Rodada do domingo dia 04.10.2009 adiada será realizada no próximo domingo dia 18.10.2009 quando jogam:
1º jogo 14:00 horas: Nova Prata do Iguaçu X Itapejara D'Oeste
2º jogo 16:00 horas: Catanduvas X Três Barras do Paraná

RESULTADOS DOS JOGOS DO REGIONAL DE AMADORES DE 2009
SÁBADO DIA 10 DE OUTUBRO DE 2009
SUB-17
EM FRANCISCO BELTRÃO
FRANCISCO BELTRÃO F.C 2 X 0 A.C.E.P PATO BRANCO

DOMINGO DIA 11 DE OUTUBRO DE 2009
AMADOR/ADULTO
EM PRANCHITA
E.C IPIRANGA 2 X 1 XAVANTES F.C

PRÓXIMOS JOGOS DO REGIONAL DE 2009
DOMINGO DIA 18 DE OUTUBRO DE 2009
SUB-17
EM PATO BRANCO
A.C.E.P PATO BRANCO X E.C JARACATIÁ

AMADOR/ADULTO
EM REALEZA
S.E.R REAL DE REALEZA X CAPITÃO F.C
EM BARRACÃO
BARRACÃO A.C X E.C IPIRANGA
CONVOCAÇÃO: A LBF CONVOCA AS EQUIPES PARA REUNIÃO ONDE SERÁ TRATADO OS JOGOS DA 2° FASE DO REGIONAL DE AMADORES, DIA 19 DE OUTUBRO (SEGUNDA-FEIRA) ÁS 20:00 HORAS NA CHURRASCARIA SÃO JOSÉ EM FRANCISCO BELTRÃO/PR.