quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Nova Prata deixara de fornecer alguns tipo de medicamentos

Alguns municípios da região Sudoeste deixarão de fornecer alguns medicamentos devido à queda dos recursos repassados pelos governos Federal e Estadual. A farmacêutica do Posto de Saúde de Nova Prata do Iguaçu, Estela Malacarne explica que mesmo com o corte no fornecimento de alguns medicamentos, haverá uma compensação, onde o remédio que falta será trocado por outro que oferece o mesmo benefício. “Como houve essa diminuição no repasse de verbas, alguns medicamentos não estarão disponíveis à população, mas estamos buscando substituir esses remédios em falta por outros que tenham o mesmo efeito terapêutico”, disse Estela.

A partir dessa semana, o centro de saúde funcionará das 7hs da manhã até às 19hs e o plantão nos finais de semana não fornecerá mais medicamentos. “Por uma questão de saúde pública, no plantão dos finais de semana, a farmácia do posto não fornecerá mais os medicamentos. Esperamos a colaboração e apoio da população e acreditamos que em breve o problema seja solucionado, pois não é apenas Nova Prata e sim outros municípios também estão aderindo a esses procedimentos para contenção de gastos”, explicou a farmacêutica.Hipertensos/DiabéticosAs reuniões com pessoas hipertensas e diabéticas voltarão a ser realizadas.

Os encontros foram suspensos devido a gripe A e serão retomadas dia 13 de outubro, na Associação Comercial, a partir das 13hs e dia 15, na igreja do bairro São Cristovão, às 14hs. A enfermeira Cândida, responsável pela equipe do Programa Saúde da Família, falou da importância desses pacientes participarem dos encontros. “É importante que todos os hipertensos e diabéticos participem desses encontros, pois estaremos tirando dúvidas, distribuindo os medicamentos necessários aos pacientes e podendo monitorar a saúde dessas pessoas”, disse a enfermeira.