sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Temporal danifica 1.300 casas e provoca 1 morte no PR











Fotos dos estragos em Cruzeiro do Iguaçu

Um temporal, com vendaval e queda de granizo, atingiu quarta pelo menos nove municípios no oeste e sudoeste do Paraná, causando uma morte e muito prejuízo. Pelo menos 1.300 casas foram destelhadas e danificadas.No município de Santa Helena, o forte vento derrubou uma árvore, que caiu sobre um veículo, matando o condutor e ferindo o passageiro.

Segundo a Defesa Civil, cerca de 2 mil pessoas foram afetadas pelo temporal na cidade. Granizo e vendaval também danificaram pelo menos 160 residências em Ampère, Palotina, Medianeira e Diamantina do Oeste, sem deixar feridos.Já na cidade de Cascavel, a chuva provocou o corte de energia e praticamente toda a cidade ficou às escuras. Cerca de 600 casas foram atingidas. Uma torre de uma emissora de rádio tombou por causa do vento forte e atingiu um carro. O motorista sofreu apenas ferimentos leves e passa bem. Em Iguatu, dez moradores ficaram feridos, um deles em estado grave. Em Matelandia a torre de uma emissora de rádio caiu também. O fornecimento de energia elétrica também foi interrompido em toda a cidade de Matelândia, onde as chuvas destelharam cerca de 350 casas. Não há registro de feridos na região, de acordo com a Defesa Civil.

Três Barras
Em Três Barras do Paraná, dez residências foram destruídas e mais 200 ficaram danificadas. O número de desabrigados e desalojados no município chega a 900. Segundo a Defesa Civil mais de 1.300 pessoas foram afetadas com os estragos do vento e granizo.Esses dados são preliminares e a equipe da Defesa Civil está percorrendo as localidades atingidas para fazer um levantamento mais apurado.

Cruzeiro do Iguaçu
O temporal no final da tarde de quarta-feira (dia 14) assustou e provocou prejuízos em algumas comunidades de Cruzeiro do Iguaçu.A região no entorno da prainha foi a mais atingida. Dezenas de casas em Foz do Chopim e Linha Santa Catarina (Aeroporto), tiveram todas as telhas perfuradas pela chuva de granizo. As pedras vieram acompanhadas de ventos fortes e muita chuva. A rodovia que liga Cruzeiro do Iguaçu a Foz do Chopim ficou interrompida por duas horas devido a queda de árvores nas proximidades do acesso à praia artificial. O prefeito Dilmar Turmina e uma equipe da prefeitura estiveram no local distribuindo lona e prestando socorro às vítimas. O Corpo de Bombeiros de Dois Vizinhos (cidade vizinha) também forneceu lonas para famílias atingidas. Na Linha Santa Catarina, a chuva de granizo teve uma intensidade maior de pedras grandes, provocando prejuízos ainda maiores. Na propriedade da família Paludo não sobrou nada do telhado das casas e galpões. O prejuízo foi grande também nas lavouras de trigo que estava prestes a ser colhido e nas novas plantações de milho, feijão, mandioca, etc. Os hortifrutigranjeiros também tiveram percas consideráveis. Não há registro de feridos.


Nova Prata
Em Nova Prata do Iguaçu os estragos também foram registrados, especialmente na comunidade de Ouro Fino, onde o vento causou danos em residências e na cultura do fumo.


Crianças cruzeirenses comemoram o seu dia
A festa em homenagem às crianças de Cruzeiro do Iguaçu acabou se transformando num verdadeiro espetáculo com direito a muitas brincadeiras, doces e refrigerantes.
Como o dia da criança também é feriado da Padroeira Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), as comemorações foram antecipadas para quinta-feira, dia 8. O Ginásio Cruzeirão ficou pequeno devido ao grande público formado por aproximadamente 600 crianças, além de dezenas de professores, pais e voluntários.
A Administração Municipal patrocinou a festa que contou com a organização das Secretarias de Educação e Assistência Social e Departamento de Cultura. Funcionários de vários setores da Prefeitura e das escolas se fantasiaram de diversos personagens para organizar e ao mesmo tempo divertir a garotada. Os brinquedos instalados no interior do ginásio foram muito concorridos.
Segundo o prefeito Dilmar Túrmina, a festa das crianças, que já é uma tradição em Cruzeiro do Iguaçu, deve ser realizada sempre. “Esse é um momento inesquecível onde todos se divertem e se confraternizam igualmente, independente de cor, raça, religião ou poder aquisitivo.


Inicia estudo para apurar custos na produção de suínos e Aves
Será realizado estudo de custo de produção de quatro regiões (Oeste, Sudoeste, Campos Gerais e Norte) para cada um dos sistemas de produção: ciclo completo, unidades produtoras de leitão e terminação. Além disso, foi encaminhado ofício ao Governo do estado solicitando que a carne suína seja incluída na merenda escolar.
A Comissão de Avicultura recomendou que sejam realizadas reuniões regionais para apresentação dos resultados do trabalho de custo de produção feitos pelo pesquisador Ademir Girotto. As planilhas regionais mostrando as diferenças de produtividade, custos de ingredientes e sistemas de produção também serão apresentadas às empresas do setor. Foi solicitado para a Suderhsa agilidade na liberação das outorgas de água.