quarta-feira, 28 de outubro de 2009

IV Conferência das Cidades será realizada em Nova Prata do Iguaçu

Foto:Conselho da Cidade
Assessoria
Na terça feira, 20 de outubro, estiveram reunidos na Prefeitura de Nova Prata do Iguaçu todos os membros da Comissão preparatória municipal da IV Conferência das Cidades, que será realizada no município ate o fim do ano.Janete de Castro Coordenadora da Comissão da Conferencia disse que a IV Conferencia das Cidades é um evento que é realizado através do Ministério da Cidade e que tem como objetivo reunir a população para que juntos discutam os problemas e as soluções apresentadas.


“As os munícipes não se dão conta de que o meio está influenciando em sua vida, então todos podem participar para juntos realizar o planejamento das ações do governo.”Janete explica como acontece a conferência.“O primeiro nível é a preparação, depois definir a data da Conferencia e em seguida transmitir a todos e contar com a participação da população. A nível municipal serão quatro eixos que serão discutidos e destas discussões vamos levantar as propostas e, estas serão levadas a nível Estadual.” Serão escolhidos cinco Delegados que vão para a Conferencia Estadual, estes vão levar as propostas discutidas em Nova Prata.


Depois de serem discutidas a nível Estadual as idéia em comuns em todos os municípios, vão ser condensadas até chegar o nível Nacional que posteriormente retornarão aos municípios em forma de programas e leis.“Então a presença da população é indispensável, e nós que vivemos aqui e nós que sabemos das nossas realidades de como é o nosso município e nossa cidade,o município de Nova Prata do Iguaçu, já participou da 1º, 2º e 3º Conferencia, realizadas em Francisco Beltrão, que era a nível regional”. Janete explica o que a IV Conferência vai propiciar.“A participação de toda a população que vai levar as informações e as suas idéias. As propostas a nível Estadual serão levadas ao Estado. As que ficam a nível municipal ficam de conhecimento do prefeito e, sendo um desejo coletivo o prefeito vai trabalhar as suas ações. E vai usar as ações a nível municipal”