segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Caíto acompanha Governador na entrega de caminhões ao Corpo de Bombeiros no Sudoeste

O Deputado Estadual Caíto Quintana acompanhou o Governador Roberto Requião, nesta quinta-feira (24/09) durante a entrega de caminhões do Corpo de Bombeiro, em Francisco Beltrão, Dois Vizinhos e Palmas. Para Caíto, o Governo do Estado está concluindo o planejando e atendendo as reivindicações dos municípios que necessitam desse tipo de benefício. “Nós, como representantes do Sudoeste, lutamos para que nossa região ganhe em qualidade de vida e esses veículos chegam para auxiliar os bravos bombeiros que aqui prestam serviço à comunidade. Ganha a população, ganhamos todos nós”, destacou Caíto. “O Corpo de Bombeiros deu um salto extraordinário nos últimos anos.

Esses caminhões são essenciais ao combate a incêndios, equipamentos que vão trazer, com eficiência, mais segurança à população dessas cidades”, ressaltou Requião. “Junto com esses caminhões, estamos reequipando o Corpo de Bombeiros, ampliamos significativamente o atendimento do Siate e estamos levando o projeto do Bombeiro Comunitário para 75 municípios do Paraná até o final do ano”, acrescentou o governador.


Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Jorge Martins, o caminhão entregue para Francisco Beltrão vai prestar serviço de atendimento para 23 municípios. O veículo para Dois Vizinhos vai atender outras sete cidades e o caminhão de Palmas para outros dois municípios vizinhos. “São caminhões que combatem incêndios podem ser utilizados para resgates e também podem ser usados para outras várias atividades”, afirmou.


Para o prefeito de Francisco Beltrão, Wilmar Reichembach, o caminhão vai garantir mais segurança à cidade. “Como esse veículo fortalecemos a nossa estrutura do Corpo de Bombeiros que vem trabalhando de uma forma irrepreensível aqui na nossa região”, garantiu. Ao todo o Governo do Paraná vai entregar 31 novos caminhões do tipo ABTR. Destes, já estão em operação um veículo em Bandeirantes, no Norte Pioneiro, e dois em Curitiba. “Foram aplicados mais de R$ 13 milhões na compra dessas viaturas. Assim todas as unidades do Corpo de Bombeiros do Paraná estarão equipadas com pelo menos um caminhão ABTR”, acrescentou Martins.


Durante a entrega dos veículos o chefe da Casa Militar do Paraná, coronel Washington Rosa, reforçou que o programa Bombeiro Comunitário vai chegar a 75 municípios até o final de 2010. O programa é uma parceria entre o estado e as prefeituras para atender municípios com mais de 50 mil habitantes que não possuem estrutura do Corpo de Bombeiros.


O Governo entrega um caminhão, financia o prédio do quartel e garante o treinamento dos funcionários contratados pelo município. “Garantimos assim qualidade aquele primeiro atendimento em um acidente, incêndio ou outro tipo de situação do gênero. Atualmente estamos com 50 cidades e estamos implantando o programa em outros 25 municípios”, detalhou o coronel.


Os caminhões fazem parte do Plano de Modernização do Corpo de Bombeiros do Paraná, iniciado em 2008. O Governo do Paraná já investiu, por meio do Fundo Estadual do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Paraná (Funcb), mais de R$ 22 milhões na aquisição de viaturas, equipamentos e materiais operacionais e administrativos.