quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Família de agricultores de Nova Prata é destaque em revista nacional






Na
Na foto o pai Paulo, o filho Idemar e o Secretário de Agricultura Mauricio Pereira
Foto também da pastagem com irrigação


A Família Dalberto, que reside no Sítio Pedacinho do Céu, em Nova Prata do Iguaçu, foi destaque deste mês em uma das reportagens da revista Balde Branco. A revista de circulação nacional, que tem como público alvo os produtores de leite, produziu uma reportagem sobre os agricultores que encontraram no leite uma alternativa para mudarem de vida.




A reportagem aborda uma realidade que implicou e ainda implica muito no êxodo rural: a dos filhos de agricultores que um dia deixaram a roça com a intenção de ganhar a vida na cidade, e voltaram pra casa. E com a família unida, acabaram vencendo a dificuldade financeira ao investir na produção de leite. Dentro deste contexto, a família de seu Paulo Dalberto foi um exemplo dado pela revista de como a agricultura familiar oferece boas alternativas de crescimento produtivo e de renda. Seu Paulo e dona Maria passaram por momentos difíceis na roça na década de 1990, e tiveram também que se despedir do filho Idemar, que devido a estas dificuldades, foi tentar a vida na cidade.




Após alguns anos, o casal de agricultores insistiu para que o filho voltasse, já que eles não agüentavam mais tocar o sítio sozinhos por causa da idade avançada. Idemar disse que retornou para o sítio levando a esposa o filho, e encontrou o pai desacreditado com o campo. Ele já havia vendido parte do rebanho de gado, foi quando Idemar decidiu investir o que eu tinha, apostando em uma nova realidade.Ele ainda comenta que ao retornar para o sítio de seu pai estava decidido a investir na produção de leite, e que pra isso, procurou assistência técnica e participou de muitos cursos para aprender novas tecnologias de produção. Revelou que com esses cursos obteve novas tecnologias para avançar na produção.




O leite se tornou o carro-chefe da propriedade da família Dalberto em 2007, quando Idemar foi convidado a participar do Projeto Balde Cheio. Na época, o sítio Pedaço do Céu de 20 ha, produzia cerca de 90 litros de leite por dia, com oito vacas de lactação, e o alimento era o pasto extensivo de tifton, que nunca tinha sido tratado. Seu Paulo hoje se sente mais feliz em ver seu sítio progredindo com o trabalho unido da família, e destaca os avanços da propriedade.




Disse que hoje tem 28 vacas Holandesas e 14 delas em lactação, que produzem 207 litros de leite por dia.Mesmo com uma margem boa de produção, Idemar garante que a meta até o ano que vem é utilizar mais pastagens, para produzir pelo menos 400 litros de leite por dia, com 20 vacas em lactação. Afirmou que além dessa nova meta quer atingir no próximo ano, pretende criar ainda mais áreas de pastagens para produzir ainda mais no futuro. Ele disse que não acaba é a vontade de trabalhar, e que unidos irão conseguir ir mais longe.