quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Vendavais matam 7 e desabrigam 9 mil

Ventos de mais de 130 km/h e as chuvas que castigam as regiões Sul e Sudeste desde segunda-feira mataram 7 pessoas e deixaram mais de 150 feridos. O Oeste de Santa Catarina foi atingido por um tornado, provavelmente o mesmo que deixou dez mortos na Argentina. Há cerca de 9 mil desalojados ou desabrigados nos três estados do Sul – a maioria em Santa Catarina. Em novembro do ano passado, 120 pessoas morreram por causa das chuvas no estado. No município de Primeiro de Maio, Norte do Paraná, 14 pessoas ficaram feridas quando um palco foi arrastado pelo vento. Quarenta e uma cidades paranaenses foram atingidas pelo mau tempo.
As fortes chuvas que atingiram o Paraná entre a noite de segunda-feira (7) e a madrugada desta terça-feira (8) provocaram danos em 1.875 casas e afetaram mais de 6,9 mil moradores em 39 municípios do Estado. No Sudoeste, a velocidade do vento chegou a 104 km/h, de acordo com o Instituto Tecnológico Simepar. Na região, conforme os dados, mais de 850 residências estão danificadas.Região: Trezentos moradores de Francisco Beltrão registraram problemas causados pelo mau tempo. Na cidade de Renascença, 200 casas, 4 prédios públicos e 3 edificações comunitárias foram afetados pelo vendaval. Em Pranchita, aproximadamente 100 residências foram afetadas pelo vendaval e um ginásio de esportes foi destruído. Residências foram destruídas na cidade de Santo Antonio do Sudoeste e 82 desabrigados são atendidos pela Defesa Civil.O Corpo de Bombeiros de Pato Branco, segundo o comandante Marcos Donatti, atendeu através do (193-telefone de emergência) mais de 100 atendimentos, entre corte de árvores e entrega de lonas. Os dados preliminares, observa o comandante, indicam que aproximadamente 200 residências foram danificadas e mais de 500 pessoas afetadas, sem contar com o destelhamento registrado em alguns estabelecimentos comerciais e prédios públicos. Na madruga de terça-feira, parte da cidade ficou sem energia elétrica por algumas horas. Também tiveram problemas os municípios de Santo Antônio do Sudoeste (7 casas destelhadas), Ampére (120 pessoas afetadas), Manfrinópolis (74 moradores prejudicados), Palmas (80), Clevelândia (200), Pinhal do São Bento (104) e Pérola do Oeste (8). Dados da Defesa Civil do Paraná.

Copel prossegue recuperação de redes

As equipes de emergência da Copel continuaram mobilizadas o dia todo para restabelecer gradativamente o fornecimento de energia em dezenas de municípios das regiões Oeste e Sudoeste do Estado afetados parcialmente pela tempestade da noite de segunda para terça. Ao final do dia, ainda restavam cerca de 700 ocorrências pendentes de atendimento, que correspondiam a 18 mil domicílios sem luz, principalmente na área rural. Cerca de 180 mil domicílios ficaram sem eletricidade num primeiro momento devido à quebra de pelo menos 150 postes, rompimento de cabos, queda de árvores sobre as redes e queima de transformadores devido aos fortes ventos e intensas descargas atmosféricas.