segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Municípios organizam operação lago limpo no Rio Iguaçu

Em reunião realizada no dia 18 de setembro, no município de Capitão Leônidas Marques o Presidente do Conselho Procaxias Prefeito de Capitão Claudiomiro Quadri e Vices Prefeitos dos municípios que fazem parte do conselho Procaxias trataram sobre a IV Operação Lago Limpo e o plano de ação para 2009 a 2012, com a Limpeza do Lago, Plantio de Arvores e Repovoamento de peixes no Lago.
No dia 24 de setembro, uma comissão coordenada pelo Sr. Claudemir da Copel e o José Campigotto Secretário municipal do meio Ambiente do município de Capitão Leoni da Marques, estiveram durante todo o dia realizando um diagnostico completo do Rio Iguaçu.
Eles fizeram um levantamento dos pontos mais críticos para que os participantes sejam orientados qual o local com mais entulhos para ser recolhido, para se concretizar com sucesso a operação de Limpeza.
No dia 09 de Outubro será realizada uma reunião na sala de reuniões do Hotel da Usina de Salto Caxias, com a presença de todos os vices prefeitos do Conselho Procaxias e nesta ocasião será apresentado o Diagnóstico das margens do lago, com fotos, filmagens, mostrando os pontos mais críticos e que serão limpos. Neste encontro também será realizada a visita no viveiro de mudas da Copel.
A IV Operação Lago Limpo está previamente marcada para o dia 31 de Outubro de 2009. Esta data será oficial, onde todos os anos será realizada nesta data a Operação. A largada oficial será definida e simultaneamente estará acontecendo em cada município.
Também neste dia oficial serão plantados mudas de Arvores de espécies nativa as margens do lago e soltura de alevinos de peixes doados pela Copel para o repovoamento do lago.
Para a realização do evento serão convidados voluntários, autoridades regionais e estaduais, representantes de órgãos Ambientais, da imprensa regional falada, escrita, televisionada e outros.
Cada um dos responsáveis dos municípios (Vice-Prefeitos) coordenará a ação local do plantio das arvores e o horário da ação.
A IV Operação Lago Limpo será um sucesso absoluto, pois quem sai ganhando com isso é a natureza e todos nós que utilizamos dela todos os dias.