sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Departamento Municipal de Educação e Cultura em Parceria com o Senar realizam capacitação em Boa Esperança do Iguaçu.

O Departamento Municipal de Educação e cultura de Boa Esperança do Iguaçu realizou recentemente capacitação com diretores, professores e funcionários da educação no Município para tratar sobre o concurso do Serviço Nacional da Aprendizagem Rural – SENAR – PR o Agrinho com carga horário de 8 horas e foi realizado no mini auditório da Biblioteca Pública Antonio Rafael da Silva.

Destinado a alunos e professores da rede pública e/ou privada de ensino, educação infantil, ensino fundamental e da educação especial, o Agrinho trás noções de cidadania, preservação do meio ambiente, saúde, consumo responsável e ética a milhares de crianças e jovens de todo o País. Sinônimo de sucesso e responsabilidade social, o programa foi implantado pelo SENAR Paraná e adotado por várias Administrações Regionais. Seu caráter educativo, transformador e motivador contribui para um processo de mudança de atitudes de crianças e adolescentes da área rural ou urbana.

Segundo o Instrutor Irineu Frederico Feiden de Marechal Cândido Rondon que trabalhou com o grupo a proposta pedagógica do AGRINHO tem por essência os Temas Transversais, previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), do Ministério da Educação: meio ambiente, ética, pluralidade cultural, saúde, educação sexual, trabalho e consumo e temas locais. Os temas transversais trazem para a discussão, nas diversas áreas do conhecimento, as questões sociais contemporâneas, de forma participativa, reflexiva e envolvente. Sua perspectiva transversal e interdisciplinar promove uma transformação da prática educativa, pois rompe com a atuação pedagogicamente formalizada do professor e amplia a responsabilidade com a formação do aluno.

A diretora do Departamento Municipal de Educação e Cultura Ivanilde Vachin diz que o Agrinho vem uma estratégia de trabalho inovadora, o programa desenvolve material didático próprio para atender as necessidades específicas da escola, dos educadores e alunos, e capacita os professores para o seu uso. Durante o ano letivo realizam-se atividades baseadas nos temas propostos e trabalhadas com o material dentro e fora da sala de aula, envolvendo a escola, comunidade, lideranças locais e sociedade. Entre estes temas estão o desenvolvimento sustentável, sexualidade, gravidez na adolescência, saúde bucal, noções sobre as drogas, trabalho infantil, o solo e a agricultura, mudanças climáticas, água, biodiversidade, agrotóxicos, resíduos sólidos, o adolescente e a família, ética e política, direitos e deveres do cidadão.

100 Produtores em uma nova etapa do Programa de Reflorestamento de Enéas Marques
Nesta segunda fase do Programa de Reflorestamento que foi iniciado em 2008, na ultima quarta-feira, 23, foi realizada mais uma etapa da capacitação que é oferecida mensalmente aos produtores. Participaram desta etapa, no clube de campo Águas do Jaracatiá, além dos produtores de Enéas, os produtores de oito municípios como Nova Esperança do Sudoeste, Nova Prata do Iguaçu, Marmeleiro, Três Barras, Beltrão, Renascença e Boa Esperança do Iguaçu.

A coordenação do programa realizada entre o departamento de agropecuária da prefeitura e a empresa Folem, disponibiliza uma parceria que contempla a assistência técnica, o fornecimento das mudas de Eucalipto e a garantia da compra da produção pela Folem. O Banco do Brasil também incentiva a atividade oferecendo linhas de crédito especificas para a cultura de reflorestamento.

De acordo com o engenheiro agrônomo que coordena o programa, Pedro Frâncio Filho, cada etapa mensal aborda treinamentos específicos no manejo do reflorestamento.
Segundo o prefeito Helio Parzianello o plantio do eucalipto é uma poupança para o produtor, uma renda a mais, gerando novas oportunidades e proporcionando maior qualidade de vida no campo.

Começa a recuperação da PR 281 que corta a cidade de Salto do Lontra
Nesta semana a empresa Triunfo de Curitiba iniciou o trabalho de recuperação da PR 281 no trecho entre Santa Izabel do Oeste ao trevo de Alto Bela Vista, que passa também em Salto do Lontra. Nesta mesma etapa será feita a recuperação da PR 180 no trecho de Alto Bela Vista até Francisco Beltrão.
Trata-se de mais uma etapa de recuperação de rodovias do Estado, sendo que, de acordo com o Escritório Regional do DER - Departamento de Estradas e Rodagens de Francisco Beltrão, somente no sudoeste, serão investidos R$ 28 milhões de reais, totalizando em torno de 250 quilômetros de rodovias recuperadas.
No caso das PR's 281 e 180 inicialmente é feita a remoção de pontos localizados, onde o pavimento está deteriorado, e consequentemente a substituição deste material, por um material novo. A partir daí é feito o reperfilamento e a capa asfáltica, conforme a necessidade do trecho.