quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Governo garante a inclusão de mais 20 municípios do Oeste ao Programa Ehco Lixo Útil dentre eles Capitão e Três Barras

O presidente do Instituto Ambiental do Paraná, Vitor Hugo Burko, assinou na ultima semana, na Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP), em Cascavel, um protocolo de intenções com vinte prefeitos da região que aderiram ao Programa Ehco Lixo Útil do IAP. Somados a outros dez convênios firmados, o IAP está garantindo a implantação da coleta seletiva de lixo em 30 municípios da região Oeste do Paraná. A proposta prevê a redução do volume de materiais orgânicos e recicláveis destinados aos aterros sanitários.

Os beneficiados pelo protocolo foram Cascavel, Anahy, Boa Vista da Aparecida, Braganey, Cafelândia, Campo Bonito, Capitão Leônidas Marques, Catanduvas, Corbélia, Diamante do Sul, Guaraniaçu, Ibema, Iguatú, Lindoeste, Santa Lúcia, Santa Tereza do Oeste, Três Barras do Paraná, Céu Azul, Vera Cruz do Oeste.O protocolo visa, entre várias propostas, incentivar a compostagem doméstica, auxiliar nos processos de licenciamento, e estimular o uso efetivo de tecnologias adequadas ao gerenciamento integrado de resíduos sólidos. Além disso, cabe ao IAP monitorar e fiscalizar a destinação adequada dos resíduos rurais e urbanos.

Segundo Burko, entre os principais problemas enfrentados pelos municípios da região está a questão de falta de aterros. O acordo inclui capacitações e apoio técnico para reduzir o volume de lixo destinado aos aterros sanitários, aumentando sua vida útil.