sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Centro Dia começa a ser construído em Cruzeiro do Iguaçu

Foi iniciada na última semana a construção da edificação onde funcionará o Projeto Centro Dia que terá como principal finalidade oferecer uma alternativa de atendimento ao idoso carente, considerando as especificidades de cada situação.

O projeto também visa fortalecer os laços familiares, respeitando as limitações e incentivando as potencialidades de cada idoso, despertando também a consciência e contribuindo para melhorar a qualidade de vida. No local os idosos serão assistidos por um Educador Social/auxiliar de Enfermagem nas atividades recreativas, curso de alfabetização, jogos, passeios, artesanato e visitas a outras entidades. Também haverá acompanhamento social e psicológico para a família dos idosos que frequentarem o projeto, com visitas domiciliares, orientações, encaminhamentos e doações de cestas básica quando necessário.

O Centro Dia está sendo construído na mesma quadra da Prefeitura, no terreno localizado atrás do prédio da Administração Municipal de Cruzeiro do Iguaçu.


Vereadores de Salto do Lontra aprovam projeto para construção de casas
Uma iniciativa de famílias, prefeituras e Cooperhaf (Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares) está oportunizando a realização do sonha da grande parte das famílias de baixa renda – a casa própria. Por mais que a área de atuação da Cooperhaf é tradicionalmente o campo, nesta parceria o foco é habitação urbana.A novidade está sendo desenvolvida através do projeto de habitação urbana “Bem Morar”, que conta atualmente com participação dos municípios de Marmeleiro, Nova Prata do Iguaçu e Salto do Lontra, onde os vereadores aprovaram na sessão da última terça-feira, 01, por unanimidade, o projeto para que a prefeitura municipal possa firmar o convênio de parceria com a Cooperhaf.

Embora ainda não estejam definidos todos os grupos – podem ser formados grupos de até 25 famílias – a previsão inicial é ultrapassar as 200 casas, já que cada município com até 20 mil habitantes podem formar três grupos.Na última semana representantes das cooperativas e dos municípios envolvidos estiveram participando de uma capacitação em Francisco Beltrão, com equipe da Cooperhaf Matriz e da filial Paraná.

Um dos principais objetivos da capacitação foi apresentar detalhadamente o “Bem Morar” e tratar dos programas e encaminhamentos relativos à habitação urbana. Na oportunidade foi apresentado o sistema de informática da Cooperhaf, como será feito o cadastro dos possíveis beneficiários, o controle das obras, entre outros fatores. Também foram repassadas informações referentes aos programas de habitação urbana disponíveis e as regras específicas do programa Minha casa, Minha vida.

Karina Campos, que faz parte da equipe técnica da Cooperhaf, salienta que a cooperativa está contribuindo na organização dos grupos, que podem ser direcionados para lotes independentes e para loteamentos. Em Salto do Lontra será iniciado cadastramento das famílias interessadas que deverão procurar o CRAS – Centro de Referência em Assistência Social, junto a APMIF e o Departamento de Ação Social.