sábado, 26 de setembro de 2009

Morre um dos pioneiros de Nova Prata

Foi sepultado quinta-feira de manha no Cemitério de Nova Prata do Iguaçu, o corpo de Ancelmo Grahl 91 anos.
Ele faleceu na manha de quarta-feira. Deixou seis filhos homens, duas filhas mulheres, netos e bisnetos.
Anselmo foi um dos pioneiros de Nova Prata, onde residiu na cidade por 51 anos, trabalhando para o desenvolvimento do município.
Foi o primeiro delegado do município, onde exerceu a função por 18 anos.
Além disso, ajudou na construção da primeira delegacia e a primeira igreja de Nova Prata.

Entidades de Salto do Lontra se mobilizam pelo Natal
Este ano o Natal será iluminado em Salto do Lontra. Os enfeites já estão sendo organizados pelas entidades responsáveis. Os trabalhos envolvem a Secretaria de Educação, a associação comercial, igrejas, o Conselho da Mulher Empresária e a Associação de Senhoras de Rotarianos. A praça da Igreja Matriz e a Arnaldo Busatto, na Avenida Bertino Warmling, serão decoradas com enfeites confeccionados com garrafas descartáveis. De acordo com a secretária de Educação, Natalina Canceliér Koerich, a comunidade deverá auxiliar neste trabalho, doando material, já que serão necessárias aproximadamente seis mil embalagens. Além disso, voluntários poderão auxiliar na criação dos enfeites.


Três jogos no final de semana pelo Campeonato Regional de futebol de campo
O campeonato regional de futebol amador, promovido pela Liga Beltronense de Futebol, terá um jogo no sábado e dois no domingo. Os jogos das equipes do Pato Branco e Xavantes, pela categoria sub-17, foram transferidos para o próximo dia 4 de outubro, uma vez que essas equipes estarão participando da fase final dos jogos da juventude, neste domingo.A programação para o final de semana prevê, além do clássico beltronense, no Anilado, entre Pinheiros e Real, o jogo entre Esperança e Pratense. Ambos serão domingo, no horário das 15h30. Sábado, às 17horas, em Capitão Leônidas Marques, o Capitão enfrenta o Cacique, de Pérola do Oeste.

Taça Esperança
E pela Taça Esperança em Boa Esperança do Iguaçu,tem mais uma rodada neste fim de semana.
No domingo as 14 horas tem São Jorge do Oeste e Itapejara do Oeste e as 16 horas Três Barras do Paraná e Boa Vista da Aparecida.

Prefeito Gerso Gusso homenageia atletas de Três Barras
O prefeito de Três Barras do Paraná Gerso Gusso, promoveu na última semana um jantar festivo para homenagear os atletas de futebol bi-campeões da Copa Cantu de Futebol. Também tiveram honras as meninas do futebol feminino que conquistaram o campeonato regional em Catanduvas. Organizado pela secretaria de Esportes, tendo como secretário João Menegatti, o evento contou com a presença dos atletas, familiares, secretários, vereadores, empresários que apoiam o esporte do município e convidados.Gerso Gusso destacou os inúmeros eventos que estão para acontecer nesta gestão, que as conquistas recentes valoriza os esportistas local e faz com o Poder Público olhe com carinho para este setor e invista com qualidade. Cada atleta recebeu do prefeito Gerso um CD com lances dos dois jogos finais e um pôster comemorativo.

Colaboradores da Coasul conhecem modelo de cooperativismo no exterior
Colaboradores da Coasul participaram neste ano de viagens internacionais objetivando conhecer novas idéias, trocar informações e aprimorar as atividades desenvolvidas pela cooperativa. Todos os anos funcionários realizam a ação, em 2009, foram quatro: o Gerente Técnico, Paulo Roberto Fachin; o Gerente do entreposto de Dois Vizinhos, Luiz Carlos Walter; o Gerente dos entrepostos de Chopinzinho e Mato Branco, Marcos Nava e o Encarregado da área de Cereais, Ademir Rizzo.

Canadá e EUA - O Gerente Técnico da Coasul viajará para os Estados Unidos e Canadá, no próximo dia 30 de setembro, com retorno no dia 15 de outubro. A viagem faz parte do segundo módulo do “Programa Internacional de Formação de Executivos e Líderes Cooperativistas” da Ocepar (Organização das Cooperativas Paranaenses). O objetivo segundo Fachin é conhecer o modelo cooperativista daqueles países. “Durante o programa a idéia é realizar fóruns e debates acerca do assunto e mostrar o que de melhor esses países tem em termos de cooperativismo”, explica.

EUA – Rizzo e Nava foram para os Estados Unidos, de 29 de agosto a seis de Setembro, a convite da empresa Monsanto, através do programa Monsanto Technology Tour EUA. Ao todo, o grupo tinha 150 pessoas. Segundo Rizzo, eles tiveram a chance de conhecer novas tecnologias agrícolas e a sede da multinacional. Além disso, visitaram a feira Farm Progress Show. De acordo com Nava, “um dos intuitos da viagem é se espelhar em tecnologias de ponta com perspectivas de dobrar a produção média das lavouras de milho e soja até o ano de 2030”.
Para o gerente da unidade de Chopinzinho, essa experiência foi valiosa. “Muito interessante principalmente no aspecto de desenvolvimento do país visitado em termo de infra estrutura, cultura, patriotismo, etc. O currículo pessoal fica enriquecido pela oportunidade de conhecer outro país de referência mundial. Existe também a possibilidade de transmitir aos colaboradores o conhecimento adquirido, proporcionando assim expectativas de oportunidades futuras para todos”, completa Nava.

União Européia - Luiz Carlos Walter viajou com 21 pessoas, entre dirigentes e executivos de cooperativas paranaenses, Sebrae, OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) e Sescoop, para países da União Européia. A comitiva foi de 28 de agosto a 11 de setembro, através do “Programa Internacional de Formação de Executivos e Líderes Cooperativistas” desenvolvido pelo Sescoop/PR em parceria com Sebrae, Governo Federal e Universidade de Bologna, na Itália. De acordo com Walter o objetivo do programa é capacitar executivos com visão internacional de negócios, com base na experiência do cooperativismo de outros países.