terça-feira, 29 de setembro de 2009

Morreu mais um pioneiro de Nova Prata


Faleceu, na quinta-feira, 24, Francisco Pizzato (França), 70 anos, de Nova Prata do Iguaçu, pioneiro que ajudou a desenvolver o município pratense. Chegou no município no início da década de 60, foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, membro da Camdul e ainda vereador nos anos de 1983 a 1988.França foi um líder político que lutou em benefício da comunidade, sempre a disposição do povo e participante em importantes obras e construções de Nova Prata do Iguaçu. Na semana passada também morreu outro pioneiro de Nova Prata do Iguaçu, trata-se de Ancelmo Grahl que foi o primeiro delegando exercendo a função por 18 anos no município.A administração de Nova Prata declarou luto oficial de três dias em decorrência da morte dos dois pioneiros.

Rotary de Salto do Lontra promoverá mais um Ação Criança
Dia 10 de outubro, o Rotary Club de Salto do Lontra, juntamente com a ASR - Associação de Senhoras de Rotarianos e Secretaria Municipal de Educação, com apoio do prefeito municipal Luiz Carlos Gotardi, Nelsi Maria (Vermelho) e Produtos de Casa (Alcedir Capelesso) estarão promovendo mais um "Ação Criança".
Esta será a 4ª edição do evento que será realizado na Praça da Igreja Matriz. No local serão instalados diversos brinquedos para a garotada, como cama elástica, pula-pula e fórmula 1. Haverá também distribuição gratuita de cachorro-quente e suco. Haverá ainda o tradicional passeio ciclístico com sorteio de dez bicicletas. As inscrições podem ser feitas nas escolas municipais, comércio e através da doação de um quilo de alimento não perecível.

Safra de trigo será menor no Paraná.
A safra de trigo será mesmo menor, no Paraná. Dados do Deral apontam para uma colheita perto de duas milhões e 800 mil toneladas, 700 mil a menos que a previsão inicial. Culpa da chuva, que atrasou os trabalhos, afetou o solo e atrapalhou o desenvolvimento das plantas, além de ter trazido as pragas. Para piorar, com parte das lavouras em fase de maturação, ainda pode haver mais prejuízo.

Realizada em Boa Esperança do Iguaçu a Solenidade de Entrega de Certificados de Dispensa de Incorporação – CDIs.
A 363ª Junta do Serviço Militar – JSM de Boa Esperança do Iguaçu juntamente com a 33ª Delegacia do Serviço Militar de Francisco Beltrão realizaram a solenidade de entrega de CDIs – Certificados de Dispensa de Incorporação.
O Evento aconteceu em frente ao Paço Municipal e teve a presença do Prefeito Claudemir Freitas, Vereadores, Secretários Municipais, Diretores de Escolas, Departamentos e Instituições Convidadas, além da presença dos pais e familiares dos 25 jovens da classe 1991 que se alistaram nesse ano.
A solenidade teve a presença do Tenente Luiz Carlos Ferrari chefe da 33ª Del SM e ainda Altamir Rohden Secretário da Delegacia e foi realizada de acordo com o Parágrafo 6º do Artigo 107 e com os Artigos 216 e 217 do Regulamento da Lei do Serviço Militar ( Lei 4.375 de 1964) e cumpre o que determina o Artigo 143 da Constituição Federal do Brasil de 1988.
A 363ª JSM – Junta do Serviço Militar tem como presidente o Prefeito Claudemir Freitas por força de dispositivo legal, sendo que o mesmo tomou posse no inicio deste ano como Presidente e tem como Secretário da JSM Ademir Ribeiro nomeado por Decreto Municipal.
Em suas falas as autoridades presentes lembraram os jovens que os mesmos no período entre 18 e 45 anos todos os brasileiros do sexo masculino alistados estão por força de lei em período militar e portanto a disposição do pais para qualquer eventualidade podendo ser inclusive convocados ao serviço militar até os 29 anos.

Mau tempo volta a castigar o PR; em Pato Branco, 20 casas ficam destelhadas

Depois de Londrina e Ibiporã, municípios do Norte do Paraná atingidos por fortes temporais na tarde de domingo (27), na madrugada desta segunda-feira (28) foi a vez de Pato Branco, no Sudoeste, enfrentar estragos por conta do mau tempo. De acordo com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Paraná, entre a meia-noite e 1 hora, cerca de 20 casas foram parcialmente destelhadas no município. Apesar dos danos materiais, não houve feridos e ninguém precisou ser retirado de casa, segundo o órgão.De acordo com o subtenente da Defesa Civil Luiz Cláudio Prierweiler, a prefeitura da cidade está distribuindo lonas para os moradores atingidos.


Realizada em Salto do Lontra Conferência Municipal da Saúde
Dezenas de pessoas da comunidade e representantes de entidades, participaram sexta-feira, 25, da 9ª Conferência Municipal de Saúde realizada no Clube SERJL em Salto do Lontra, com o tema "Ao SUS o que é do SUS - Resgatando o Ideário da Reforma Sanitária".
Várias autoridades estiveram presentes, dentre elas, o prefeito municipal, Luiz Carlos Gotardi, Diretor da 8ª Regional de Saúde, Antônio Cantelmo Neto, Secretário Municipal de Saúde, Cláudio Dalcortivo, vereadores Ladair Casanova Cavilha (Sócrates) e Valdecir Baldessar, Comandante do Destacamento da Polícia Militar, Sargento Neuso do Nascimento, padre Nelso Maróstica, Pastor Eduardo Melaprovósti da Igreja Adventista do 7º Dia e representando a Igreja Assembléia de Deus, Jair de Oliveira.
Após o pronunciamento das autoridades houve a leitura e aprovação do regimento interno, palestra com Antônio Cantelmo Neto, trabalhos em grupos, apresentação das propostas e escolha de entidades para composição do novo Conselho Municipal de Saúde, além da escolha de dois usuários, sendo um titular e outro suplente para representar o município na 9ª Conferência Estadual de Saúde que será realizada em dezembro.

Resultados da 4ª rodada da 1ª Taça Regional Esperança de Futebol.
1º jogo 14:00 horas:
São Jorge D'Oeste (00) X (08) Itapejara D'Oeste
2º jogo 16:00 horas:
Três Barras do Paraná (01) X (00) Boa Vista da Aparecida
Próximo domingo dia 04/10/2009 jogam:
14:00 hr - Nova Prata do Iguaçu X Itapejara D'Oeste
16:00 hr - Catanduvas X Três Barras do Paraná

Resultados do Campeonato Regional de Amadores 2009
No Sábado, 26, pela chave “C” o time do Capitão venceu pelo placar de 3 a 1 a equipe do Cacique na cidade de Capitão Leônidas Marques. Já no domingo, 27, teve dois jogos. Na cidade de Francisco Beltrão, empataram as equipes do Pinheiros Beltronense X Real Beltronense, pelo resultado de 2 x 2. O jogo valeu pela chave “B”.
O segundo jogo do domingo também pela chave “B”, o Esperança ganhou por 1 x 0 da equipe do Pratense em casa, na cidade de Nova Esperança do Sudoeste.


Oferta de leite cresce e preços voltam a cair.
O fim da entressafra e as chuvas fora de época, que melhoraram as condições das pastagens, já começam a afetar o mercado do leite, e para pior. Após semanas de recuperação, o preço médio pago aos produtores caiu de 76 para 73 centavos o litro. Por outro lado, o longa vida também está mais barato nos supermercados, o que pode incentivar o consumo e impedir novas quedas.