sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Escolas municipais ganham mini ginásio em Cruzeiro do Iguaçu

A comunidade estudantil cruzeirense vai poder usufruir em breve de mais dois mini ginásios. Na Escola Municipal Cruzeiro do Iguaçu, localizada na cidade, a obra está sendo edificada sobre a atual quadra de esportes o que permitirá o aproveitamento do piso já existente.
Em Foz do Chopim houve a necessidade da aquisição de mais um terreno e a construção do piso que em breve receberá a cobertura.
Até então os alunos utilizavam a quadra localizada no térreo da igreja que fica nas proximidades ou o ginásio de esportes, distante 300 metros.
A verba desta obra seria utilizada em Vila Nova do Vai Já, mas como a quadra não está em terreno público, a construção ficou inviabilizada. Para não perder a verba e com a concordância da comunidade, o projeto foi transferido para Foz do Chopim.

Quando da decisão, o presidente da Câmara Vereadores, Luiz Carlos Fretta - que reside em Vai Já - elogiou a atitude da Administração Municipal e principalmente da sua comunidade que entendeu a inviabilidade legal de se utilizar verba federal para fazer a cobertura da atual quadra localizada no terreno pertencente à Mitra.
O prefeito Dilmar Túrmina tem dedicado atenção especial no setor educacional de Cruzeiro do Iguaçu. As duas escolas citadas passaram recentemente por reformas e foram estruturadas com diversos itens, entre eles, computadores e internet.
Todos os alunos receberam uma mochila com todo o material escolar necessário e um kit de uniforme composto por duas camisetas, um shorts, uma calça, uma jaqueta e um par de tênis.




Sábado tem mutirão de limpeza em Dois Vizinhos
Acontece no próximo sábado, dia 19, um mutirão de limpeza nos bairros Santa Luzia e Jardim Concórdia em Dois Vizinhos.
Conforme informa o secretário de Viação e Obras, Juarez Alberton a idéia é começar a recolher entulhos e lixo que muitas vezes são deixados irregularmente em locais impróprios.
O secretário pede aos moradores dos dois bairros que deixem o lixo na frente das residências que os caminhões passaram recolhendo. Se caso chover o mutirão de limpeza será transferido.

APAE de Salto do Lontra promoveu bazar
Neste domingo, 13, a APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Salto do Lontra promoveu um bazar com mercadorias apreendidas e doadas pela Receita Federal.Durante todo o dia dezenas de pessoas estiveram na Escola Especializada Arco-Íris, conferindo e adquirindo as mercadorias oferecidas no bazar.A diretora da Escola Especializada Arco-Íris, professora Angélica Duprat, disse que o dinheiro arrecadado no bazar será investido na própria entidade.


Engenheiros Agrônomos da Coasul participam de Pós Graduação na área do cooperativismo
Mais uma vez a Coasul inova e participa de uma ação pioneira: o curso de pós-graduação em Assistência Técnica Cooperativa, promovido pelo Sescoop/PR atendendo à demanda da Gerência Técnica e Econômica da Ocepar. As aulas começaram no último dia 11, no campus da Pontifícia Universidade Católica (PUC/PR) de Toledo. De um total de 28 colaboradores de cooperativas das regiões Oeste, Sudoeste e Noroeste do Paraná que estão participando, três são da Coasul.

De acordo com a Engenheira Agrônoma do entreposto do Mato Branco no município de Chopinzinho, Daiana Weissheimer, esta é uma oportunidade única. O gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, foi o responsável por ministrar a disciplina. Os participantes do curso terão aulas a cada quinze dias, às sextas-feiras e sábados, totalizando carga horária de 390 horas.

A iniciativa tem por objetivo proporcionar a formação especializada de Engenheiros Agrônomos, aliando treinamento com a aplicabilidade dos conhecimentos. A programação do curso inclui a abordagem dos seguintes temas: Negócios Cooperativos; Agronegócio e Operações de Mercado; Armazenagem; Cadeias e Arranjos Produtivos; Epistemologia; Ética; Experimentação; Extensão Rural e Modelos de Assistência Técnica; Fertilidade e Manejo de Solos; Filosofia Cooperativista; Gestão, Avaliação e Perícia de Projetos; Informática Básica; Introdução à Matemática Financeira; Legislação, Fiscalização e Certificação; Metodologia Científica; Pensamento Cooperativo; Política de Insumos e Fatores de Produção; Projetos de Conservação e Desenvolvimento Ambiental; Sociologia da Cooperação; Técnicas de Comercialização e Trabalho em Equipes de Alto Desempenho.



Definido local para sede própria da Agência do INSS
A direção da regional do INSS (Instituto de Nacional de Seguridade Social) de Cascavel informou ao prefeito de Dois Vizinhos que ficou definido o local para a construção da sede própria da Agência do INSS no município.
A prefeitura ofereceu vários terrenos que foram avaliados pelos técnicos do INSS e escolhido o espaço onde atualmente estão instalados o Conselho Tutelar e o Departamento de Ação Social. Foi mandado para a Câmara de Vereadores um projeto de lei para apreciação em medida de urgência, pois a exigência do INSS é que até o próximo final de semana a documentação esteja pronta para ser enviada a Brasília.
O terreno tem localização privilegiada, próximo ao centro e as agências bancarias o que pesou na decisão e escolha do INSS.