sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Fumicultores da região protestam em Curitiba contra a aprovação da Lei anti-fumo



Os produtores de fumo de Nova Prata do Iguaçu, Salto do Lontra e Santa Izabel do Oeste formaram uma comitiva e foram a Curitiba na semana passada para reivindicar um maior apoio ao plantio da cultura, que segundo eles, é a mais rentável da agricultura familiar. Os agricultores temem que seja aprovado o projeto anti-fumo que tramita na câmara dos deputados, onde proíbe o uso de cigarro em lugares fechados, e exigem em contrapartida, que se crie um projeto para construção de fumódromo nestes locais, para que os usuários não parem de consumir o produto, e com isso, caia os níveis de preço do tabaco.


O Presidente do Sindicato Rural de Nova Prata, Reinério Weber, acompanhou os agricultores na viagem, e disse estar sensibilizado com a situação dos pequenos produtores. . O Diretor do departamento de meio Ambiente da Prefeitura municipal, Eduardo Menta, representou os agricultores dos municípios e manteve audiência com alguns parlamentares que representam a região e pediu apoio a classe.


Os produtores de taboco ainda não tiveram uma resposta do Governo Estadual. A votação da lei já foi adiada por várias vezes pela Assembléia Legislativa devido Aos protestos contra a lei. A viagem foi patrocinada pelo Sindicato Rural, que está sempre prestando apoio à classe de agricultores em suas atividades.