sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Vereadores de Salto do Lontra aprovam projeto para construção de casas

Uma iniciativa de famílias, prefeituras e Cooperhaf (Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares) está oportunizando a realização do sonha da grande parte das famílias de baixa renda – a casa própria. Por mais que a área de atuação da Cooperhaf é tradicionalmente o campo, nesta parceria o foco é habitação urbana.

A novidade está sendo desenvolvida através do projeto de habitação urbana “Bem Morar”, que conta atualmente com participação dos municípios de Marmeleiro, Nova Prata do Iguaçu e Salto do Lontra, onde os vereadores aprovaram na sessão da última terça-feira, 01, por unanimidade, o projeto para que a prefeitura municipal possa firmar o convênio de parceria com a Cooperhaf. Embora ainda não estejam definidos todos os grupos – podem ser formados grupos de até 25 famílias – a previsão inicial é ultrapassar as 200 casas, já que cada município com até 20 mil habitantes podem formar três grupos.

Na última semana representantes das cooperativas e dos municípios envolvidos estiveram participando de uma capacitação em Francisco Beltrão, com equipe da Cooperhaf Matriz e da filial Paraná. Um dos principais objetivos da capacitação foi apresentar detalhadamente o “Bem Morar” e tratar dos programas e encaminhamentos relativos à habitação urbana. Na oportunidade foi apresentado o sistema de informática da Cooperhaf, como será feito o cadastro dos possíveis beneficiários, o controle das obras, entre outros fatores.

Também foram repassadas informações referentes aos programas de habitação urbana disponíveis e as regras específicas do programa Minha casa, Minha vida. Karina Campos, que faz parte da equipe técnica da Cooperhaf, salienta que a cooperativa está contribuindo na organização dos grupos, que podem ser direcionados para lotes independentes e para loteamentos. Em Salto do Lontra será iniciado cadastramento das famílias interessadas que deverão procurar o CRAS – Centro de Referência em Assistência Social, junto a APMIF e o Departamento de Ação Social.