terça-feira, 8 de setembro de 2009

Unioeste apresenta em Nova Prata Projeto de aproveitamento da pele de peixe








Duas engenheiras de pesca da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) de Toledo visitaram Nova Prata do Iguaçu para participar de um encontro na Câmara de Vereadores com membros da associação de artesãos, produtores de peixes, associados da Cooperçu e população. A Engenheira de pesca da Unioeste, Cleonice Cristina Hilbig, explica que durante a reunião foi apresentado um novo projeto da universidade que visa beneficiar a todos que querem tirar uma renda extra por meio do artesanato, e a proposta é usar como artefato a pele de peixeO projeto “Curtimento ecológico de pele de animais” visa aproveitar a pele de peixes que são descartadas pelas indústrias para produzir artefatos artesanais.




A engenheira e coordenadora do projeto de artesanato com a pele de peixe, Fabiana Dietrich, falou que a Unioeste está implantando projetos em Nova Prata, resultado de parceria com a administração. “Por meio desse projeto, queremos agregar valor, trazer uma nova alternativa de geração de renda, pois a matéria-prima desses produtos é descartada pelas indústrias e podemos aproveitá-la, criando um produto de qualidade”, disse.A secretária de Assistência Social, Vera Lucia Cardoso Foletto comentou do apoio de parceiros e da importância da união de entidades. “O projeto é interessante para Nova Prata, pois pode proporcionar aumento de renda às famílias do município e acreditamos que essa parceria resultará em capacitação de mão de obra, enfim, mais uma alternativa de geração de renda”, disse Vera.




Nos dias 14 e 15 de outubro, Boa Vista da Aparecida sediará um novo encontro para discutir a implantação do projeto na região. O local do encontro ainda será definido pelos representantes da Unioeste de Toledo.