quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Programa Balde Cheio melhora a produção em Nova Prata















Foto: Mirian Anzolin,Alexandro Anzolin Ana Paula Anzolin,Jacedir Anzolin, Juliano Alarcon Fabricio e Mauricio Pereira

O Projeto Balde Cheio tem proporcionado melhorias na vida de muitos produtores de leite dos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina.Na região Sudoeste o Programa esta sendo implantados em alguns municípios como é o caso de Nova Prata do Iguaçu.Um exemplo claro de crescimento na atividade é na comunidade de São José Canguçu, onde o produtor Jacedir Anzulin esta entusiasmado, que com a implantação do programa em sua propriedade houve aumento na produção.“Antes a área do Leite estava abandonada agora com a da implantação deste programa ha diferença na Pastagem, na quantidade de leite vendido e a minha propriedade esta servindo como modelo para os produtores e técnicos que vem implementar os seus conhecimentos aqui. disse


Segundo Jacedir, após a implantação do projeto “Balde Cheio” sua produção quase que duplicou, e houve um melhoramento em toda a área de pastagem. “Antes de implantar o projeto na minha propriedade a média era de 120 litros leite, hoje é de 206 litros dias no mesmo espaço” destacou. Mirian Anzolin, esposa de Jacedir, revela que a renda da família melhorou muito com o programa. “A renda da família melhorou muito, agora podemos ver uma luz no fundo do túnel. Antes nós enfrentávamos dificuldades, tirava o leite e não via lucro, hoje nós sabemos que vai chegar o final do mês e vamos ter um lucro, uma boa renda com menos custos. ta bem melhor” finalizou.


O Engenheiro Agrônomo da Cooper ideal, Juliano Fabrício, presta assistência técnica aos produtores enquadrados no programa, e diz que o objetivo do Balde Cheio é mostrar aos produtores de leite que existe um caminho mais rentável.“Este programa está presente em três estados Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina este é um trabalho que está dando certo porque o intuito é ajudar os produtores de leite as famílias.

Mostramos a eles que existe um caminho que pode-se gerar renda na propriedade”. Fabrício ainda ressalta o apoio da administração municipal para o funcionamento do programa. “Aqui no município a administração do prefeito Rubem Miguel Foletto o Secretario de Agricultura Mauricio Pereira aos produtores que formam a parceria neste projeto do Balde Cheio”.