terça-feira, 22 de setembro de 2009

Governo garante a inclusão de mais 20 municípios do Oeste ao Programa Ehco Lixo Útil dentre eles Capitão e Três Barras

O presidente do Instituto Ambiental do Paraná, Vitor Hugo Burko, assinou na ultima semana, na Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP), em Cascavel, um protocolo de intenções com vinte prefeitos da região que aderiram ao Programa Ehco Lixo Útil do IAP. Somados a outros dez convênios firmados, o IAP está garantindo a implantação da coleta seletiva de lixo em 30 municípios da região Oeste do Paraná.

A proposta prevê a redução do volume de materiais orgânicos e recicláveis destinados aos aterros sanitários.Os beneficiados pelo protocolo foram Cascavel, Anahy, Boa Vista da Aparecida, Braganey, Cafelândia, Campo Bonito, Capitão Leônidas Marques, Catanduvas, Corbélia, Diamante do Sul, Guaraniaçu, Ibema, Iguatú, Lindoeste, Santa Lúcia, Santa Tereza do Oeste, Três Barras do Paraná, Céu Azul, Vera Cruz do Oeste.O protocolo visa, entre várias propostas, incentivar a compostagem doméstica, auxiliar nos processos de licenciamento, e estimular o uso efetivo de tecnologias adequadas ao gerenciamento integrado de resíduos sólidos. Além disso, cabe ao IAP monitorar e fiscalizar a destinação adequada dos resíduos rurais e urbanos.


Salto do Lontra: Mulheres participaram de curso de culinária básica
Doze mulheres de Salto do Lontra participaram quarta e quinta-feira, dias 16 e 17, do curso de culinária básica, ofertado pela Associação de Proteção a Maternidade, Infância e Família (APMIF) e Departamento de Ação Social. A instrutora foi Margarete Viécili, de Nova Prata do Iguaçu. Ela disse que o objetivo do curso é ensinar as participantes a fazer alimentos mais saudáveis para que as famílias tenham uma melhor qualidade de vida. Estiveram na solenidade de encerramento do curso a diretora do Departamento Municipal de Ação Social, Maria da Silva, e a coordenadora dos cursos de artesanato da APMIF, Mari Marcolina. Também estão em andamento o curso para gestantes, onde são repassados conhecimentos sobre a saúde da mãe e do bebê, além de aprenderem a confeccionar os próprios enxovais; curso de computação, pra adolescentes e para idosos; curso de violão; de pintura em tecido; de bico de crochê em toalhas; de costura básica e de costura industrial. Dia 2 de outubro acontecerá o curso “Mulher Atual” em parceria com o Senar e Sindicato Rural.


Coasul planta mais de 25 mil mudas
A Coasul está plantando mais de 25 mil mudas em suas áreas. Em anexo ao terreno em que está sendo construído o abatedouro de aves da cooperativa em São João-PR, estão sendo plantados 12.000 pés de eucaliptos do tipo Grandis em uma área de 4,7 hectares. Junto a esse local, a margem de um riacho que nasce nas terras da cooperativa, a Coasul está reflorestando uma área de 2,0 hectares com espécies nativas como: cedro, araucária, branquilho, angico, maricá, canela, canjerana e aroeira. São cerca de 8.000 mudas que atendem a um Termo de Compromisso assumido junto ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP) em 28 de fevereiro de 2007.

Cipestres – A Coasul concluirá este mês o plantio de 5.000 mudas de ciprestes em 18 unidades de recebimento de grãos. As mudas estão sendo plantadas aos redores dos barracões graneleiros de cada entreposto e atendem a Resolução nº 058/2007- SEMA, artigo 1º.
De acordo com o responsável pela área ambiental, Marcos Bertoncello, a implantação dos ciprestes tem por objetivo formar uma barreira vegetal entorno da área operacional. Dessa forma, segundo ele, “as plantas vão absorver a poeira vinda do pátio e também a resultante do beneficiamento dos cereais produzida pelos maquinários”. A escolha da espécie Cipreste se deve em virtude de ser uma exótica de ótimo poder de absorção, pelo seu grande volume de massa verde.


Primavera molhada começa na 3.ª
Depois de um inverno marcado por eventos severos de chuvas por todo o Paraná, a primavera, que começa oficialmente às 18h18 de terça-feira, deve derrubar ainda mais água pelo estado. Carac­terizada historicamente pelo volume de precipitação crescente, a nova estação deve ser ainda mais chuvosa do que nos anos anteriores por causa da influência do fenômeno El Niño, segundo previsão do Instituto Tecnológico Simepar. As temperaturas também ficam ligeiramente mais altas do que as registradas nos anos anteriores.
O El Niño é uma mudança no ciclo climático natural que ocorre quando há o aquecimento das águas do Oceano Pacífico.
Segundo o Simepar o índice de chuva no Sudoeste será de 240mm em outubro. Nesse ano, com a influência do El Niño a previsão é que os índices pluviométricos cheguem a patamares próximos ao dobro da média histórica.
Segundo o Simepar, a interferência no tempo começou há uma semana. O último registro do El Niño com grande intensidade foi entre julho de 2006 e fevereiro de 2007. Os fatores que provocam o fenômeno ainda são desconhecidos. Também em razão do aumento da umidade atmosférica, o Simepar prevê temperaturas entre 1 e 2 graus Celsius mais altas do que nas últimas primaveras.
Pela previsão, em outubro a temperatura ficará entre 15°C a 27°C no Sudoeste. Para novembro e dezembro, as temperaturas são historicamente um pouco mais elevadas e por isso devem variar de 17°C a 30°C no Sudoeste.