sábado, 5 de setembro de 2009

Quinto trator solidário foi entregue em Boa Esperança

O Departamento Municipal de Agropecuária e a Emater de Boa Esperança do Iguaçu fizeram recentemente a entrega de um trator 0 km a família do José Felicetti. Este é o quinto trator viabilizado através do Programa do Governo Estadual Trator Solidário em parceria com o Estado e Município. De acordo com o Diretor do Departamento Valmor Tessaro outros estão em processo de viabilização.

Durante a entrega com a presença de Secretários, Técnicos e Vereadores o Prefeito Claudemir Freitas lembrou que este é o 5º trator agrícola entregue neste ano e o 6º entregue no Município pelo programa que tem inclusive a participação dos Municípios visto que a isenção do IPI reflete diretamente ao Município que deixa de receber o repasse do imposto pelo Governo Federal. Lembrou ainda que parece fácil este momento de entrega do equipamento mas para este momento acontecer delonga muito trabalho e empenho de toda a equipe do Departamento de Agropecuária, da Emater, da Seab e de outros órgãos que são ligados ao setor e ao programa, lembrou.

Já o Senhor Estefano Felicetti falou em nome da família parabenizou o Prefeito e toda a equipe pelo trabalho . ele disse “Boa Esperança do Iguaçu já recebeu muita coisa viabilizada por você, mas ainda temos muito a receber desse moço desse jovem que brilhantemente vem trabalhando pelo nosso Município buscando sempre beneficiar nosso povo e é isso que queremos finalizou sendo aplaudido por todos”.


Prefeitura de Nova Esperança do Sudoeste entrega seis novos veículos às secretarias

A Prefeitura de Nova Esperança do Sudoeste entregou na tarde de terça-feira um veículo novo para o gabinete e outros seis, que foram distribuídos para as secretarias de Saúde, Educação, Administração e Agricultura e para o Conselho Tutelar.


Os recursos para a aquisição foram viabilizados pelos cofres do município. “Parte da verba veio da venda dos veículos antigos, que estavam sucateados. O restante foi uma economia gerada pela prefeitura”, comenta o prefeito Norberto Goedert (PMDB). Os seis veículos Celta foram adquiridos junto à Sudoauto, de Francisco Beltrão.Para o vice-prefeito, Jair Stang (PDT), os novos veículos vão facilitar o trabalho das secretarias. “Agora haverá boas condições de trabalho. Nossos secretários terão mais facilidade para desenvolver os serviços junto à comunidade”, ressalta.A frota de veículos de Nova Esperança do Sudoeste é de 1.711, o que corresponde a um automóvel para cada 2,48 pessoas.


O valor arrecadado com o leilão dos veículos antigos, que estavam em péssimas condições, foi de quase metade do valor investido. Mas para adquirir os seis novos automóveis, foi preciso desembolsar R$ 215 mil, incluindo os seis veículos Celta e o Toyota Corola para o gabinete do prefeito.


Com o milho, Sudoeste dá a largada no plantio da safra verão
O risco de ainda gear e a temperatura média de 18ºC (com picos de até 24ºC) das últimas semanas não são encarados como empecilho a boa parte dos agricultores da Região Sudoeste do Paraná, que na semana passada deu início ao cultivo do milho de verão no estado. O plantio começou a in­­tensificar-se e ganhar ritmo prin­­­cipalmente nos municípios da microrregião de Francisco Beltrão, que se antecipa às demais regiões na implementação do ciclo 2009/10.


O plantio precoce se justifica, segundo os próprios agricultores, para antecipar ao máximo possível a colheita e com isso viabilizar o cultivo da safrinha de feijão ou de soja. Cada dia a mais pode fazer diferença na hora da colheita. A região é a primeira a plantar e naturalmente a colher safra de milho. Com pouca perspectiva de bons preços no cereal, os produtores pretendem obter maior lucratividade com a segunda safra. Sobre a dificuldade em germinação por conta do clima ainda frio, os agricultores creem que o sol forte das tardes seja suficiente para germinar a semente. O cultivo nesse período não é recomendado por alguns agrônomos e órgãos estaduais por causa do risco. A recomendação é para semeadura após a primeira semana de setembro.



Lontrenses participarão de curso de capacitação da Defesa Civil
A Defesa Civil do Paraná inicia neste mês o Curso Básico Operacional de Defesa Civil em módulos de ensino à distância. A inovadora modalidade de ensino foi aberta, em um primeiro momento, ao 4º Grupamento dos Bombeiros das Coordenadorias Regionais de Defesa Civil das regiões Oeste e Sudoeste.
O curso é destinado a capacitar os agentes das prefeituras e bombeiros militares para a realização de planejamentos e atendimentos de situações de emergência que envolvem a Defesa Civil. Pelo menos um representante de cada município está inscrito, e a expectativa é que o número de participantes será superior a 100 pessoas.


De Salto do Lontra, oito participantes, o secretário de Saúde Cláudio Dalcortivo, secretária de Educação, Natalina Canceliér Koerich, engenheiro agrônomo, Helói Santi, diretor do departamento de Meio Ambiente, Hélio Dalmagro, funcionário da secretaria de Educação, Afonso Zakaluka, enfermeira, Rejaney Artifon, diretora do departamento de Ação Social, Maria da Silva e diretor do departamento de agricultura, Maurício Carenhato.


O curso será dividido em oito módulos temáticos, como técnicas de atendimento à emergência, fiscalização envolvendo produtos perigosos e técnicas de combate a incêndios florestais. Todo o material didático é gratuito e foi produzido pela Defesa Civil.
Ao final dos oito módulos, os alunos passarão por atividades práticas e uma prova presencial, de 5 a 12 de novembro. Caso o curso dê bons resultados, a Defesa Civil planeja estender o projeto para as demais Coordenadorias Regionais do Paraná.O Secretário Municipal de Saúde e Diretor de Operações da Defesa Civil, Cláudio Dalcortivo disse que este curso será de fundamental importância e lembrou ainda que em breve Salto do Lontra também terá o Posto do Corpo de Bombeiro Comunitário, que, segundo ele, será um grande aliado da Defesa Civil na realização das ações conjuntas.



Chuva e vendaval causam estragos em Salto do Lontra
A chuva que caiu na noite desta quarta-feira, 02, em toda a região, veio acompanhada de um forte vendaval e causou estragos em Salto do Lontra. Inclusive foram dois momentos de intensas rajadas de vento, sendo a primeira no início da noite, por volta das 19h00 e outra durante a madrugada.Na cidade inúmeras casas ficaram com a cobertura parcialmente danificada, causando prejuízos e transtorno aos moradores. Além disso, houve também queda de árvores.Em algumas propriedades rurais o vento danificou coberturas de residências e benfeitorias. Uma das comunidades mais atingidas foi a Linha Romani, especialmente a propriedade do agricultor João Carlos Dalberto, conhecido como Carlão Verdureiro, onde oito estufas em que havia plantação de morangos e alface ficaram danificadas.