sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Três Barras do Paraná promoveu Conferência da Saúde


A Secretaria Municipal de Saúde de Três Barras do Paraná promoveu na sexta-feira dia 18 de setembro, a 8º Conferência Municipal de Saúde. O evento foi realizado na Câmara de Vereadores e contou com a presença de profissionais de saúde, lideranças políticas e usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). A Secretária de Saúde do município, Jaqueline Pimentel Hering, afirmou que os serviços de saúde de Três Barras tem atendido a todos. “ Com a participação dos usuários é possível o município garantir um atendimento de melhor qualidade, em Três Barras a saúde é totalmente municipal inclusive com um Hospital publico e que oferece desde a atenção básica até a mais complexa e pra fora somente encaminhamos para especialidades o restante temos tudo aqui, sendo atendimento igualitário e gratuito para todos”.


A Assistente Social e Diretora da Escola de Saúde Pública do Paraná, Arlene Fernandes, disse em sua palestra que as pessoas com maior grau de escolaridade adoecem menos por terem mais instrução sobre doenças.“A educação é que informa, sem ela não sabemos identificar os problemas, pois cientificamente está provado que quem possui maior nível de escolaridade adoece menos ou enfrenta de maneira diferente os problemas de saúde”. Destacou.


Segundo João Bibiano Membro do Conselheiro de Saúde, a conferência foi bastante válida, pois a população e as autoridades ficaram frente a frente para discutirem sobre as melhorias que podem ser feitas no setor. “Essa discussão envolvendo sociedade e profissionais de saúde agiliza ainda mais o crescimento no atendimento que melhorou bastante, mas que ainda pode aperfeiçoar mas” salientou


Na oportunidade, o Prefeito Municipal, Gerso Gusso, comentou sobre os investimentos que estão sendo feitos para aumentar a qualidade do atendimento de saúde.“Tivemos uma grande melhoria com investimentos, adquirindo mais veículos para transporte de pacientes e também aumento na manutenção do atendimento especialmente agora com a pandemia da Gripe A e aumentamos também o trabalho de enfermagem, são investimentos necessários e que vamos continuar fazendo.” Finalizou.